Última hora

Ministra da Saúde assume desafio de melhorar e qualificar acesso aos cuidados de saúde

19 Novembro 2019
Ministra da Saúde assume desafio de melhorar e qualificar acesso aos cuidados de saúde
País
0

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse que o desafio da sua governação para os próximos quatro anos é melhorar e qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde.
Uma das respostas a melhorar passa por aumentar o volume de atos e, assim, combater as listas de espera, afirmou a ministra durante uma cerimónia de Celebração do Contrato de Autonomia dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Porto Oriental e da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde – Direito ao Desafio, no Porto.
“Claramente precisamos de aumentar o volume de atos porque temos listas de espera. Podemos perguntar se todas as pessoas que estão em lista de espera ainda precisam e se aquilo de que estão à espera é mesmo aquilo que precisariam, mas pelo simples facto de serem utentes merece-nos a melhor atenção e, portanto, uma das respostas a aumentar é o volume de atos”, afirmou.
Apesar desta necessidade, Marta Temido referiu que, em termos de volume de atos nos cuidados de saúde primários, Portugal, comparado com outros países, “está bem”.
Em termos de atividade de consultas “realizam-se qualquer coisa como 31 milhões de consultas em saúde primária”, referiu, acrescentando que a maior falta verifica-se na área hospitalar.
“Os cuidados de saúde primários fizeram mais depressa a evolução e já ultrapassaram a barreira de apenas pensar em atos”, sublinhou a ministra da Saúde, Marta Temido.