Última hora

Filme premiado no Curtas de Vila do Conde selecionado para festival de Roterdão

22 Novembro 2019
Filme premiado no Curtas de Vila do Conde selecionado para festival de Roterdão
Cultura
0

O filme “Ruby”, da realizadora portuguesa Mariana Gaivão, integra em janeiro a competição de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda.
O filme, que integra a secção competitiva “Voices Short”, é uma produção da estrutura Primeira Idade e retrata “uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes de a sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra”, refere a Agência da Curta Metragem de Vila do Conde.
Esta é a segunda curta metragem de Mariana Gaivão, que começou o percurso no cinema como montadora. A primeira curta, “Solo”, de 2012, foi distinguida no Festival Nouveau Cinéma de Montreal, no Canadá.
“Ruby” vai chegar a Roterdão depois de ter sido premiado no Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde.
O Festival Internacional de Cinema de Roterdão vai decorrer de 22 de janeiro a 2 de fevereiro.
A programação completa só vai ser conhecida em dezembro, mas a organização tem estado a divulgar a seleção de vários filmes, entre os quais “Suzanne Daveau”, documentário de Luísa Homem, na competição “Bright Future”, e o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, no programa “Deep Focus”.
Presentes em Roterdão estão, ainda, “Liberté”, do espanhol Albert Serra, rodado em Portugal, “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Os miseráveis”, de Ladj Ly, “The Whistlers”, de Corneliu Porumboiu, e “Zombi Child”, de Bertrand Bonello.