Última hora

Fundação da Juventude lança projeto de Literacia Digital nas Escolas da Região Norte do País

16 Outubro 2019
Fundação da Juventude lança projeto de Literacia Digital nas Escolas da Região Norte do País
País
0

O “Make code: Programa o teu futuro” é uma iniciativa da Fundação da Juventude que por objectivo contribuir para a promoção das competências digitais dos alunos e dos professores de escolas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da região Norte.
O projecto destina-se aos alunos que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, e aos professores e diretores das escolas e agrupamentos escolares, que no total vai abranger cerca de 8000 estudantes e mais de 500 docentes.
As escolas participantes no programa recebem gratuitamente os kits de Micro:bit e licenças Minecraft: Education Edition para utilização dos alunos e professores envolvidos no projeto Literacia Digital nas Escolas da Região Norte. Cada professor beneficia posteriormente de apoio à implementação destas tecnologias em sala de aula, em cada uma das suas turmas, num total de seis horas distribuídas em blocos de duas horas.
O programa vem ao encontro das prioridades dos eixos da Inclusão e Educação da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 e pretende estimular e reforçar os domínios da literacia digital e das competências digitais, nas camadas mais jovens da população das escolas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos.
Para a concretização deste projecto, a Fundação da Juventude conta com a colaboração da ATEC – Academia de Formação, que possui formadores especializados em programação e robótica, que promovem as ações com os professores e apoiam a implementação com os alunos.
O “Make code: Programa o teu futuro” é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.