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Vila do Conde apresenta ferramentas para dinamizar atratividade turística no concelho

26 Setembro 2019
Vila do Conde apresenta ferramentas para dinamizar atratividade turística no concelho
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A Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou hoje novas ferramentas para dinamizar a atração turística do concelho, pretendendo criar “uma porta de entrada única” no desenvolvimento do turismo na localidade.
Seguindo um plano estratégico desenhado em 2017, a autarquia vilacondense, do distrito do Porto, revelou a criação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento turístico, direcionado ao público, mas também a agentes do setor.
“Será uma porta de entrada para turistas e operadores, investidores, num local onde podem receber informações e esclarecer as questões, num processo que queremos ágil e com uma ligação direta à autarquia”, disse Dália Vieira, vereadora com o pelouro do Turismo.
Na vertente da divulgação, foi criado um sítio na internet sob a marca “Visit Vila do Conde”, que reúne não só os pontos de interesse do concelho, mas também as experiências que os visitantes podem usufruir na localidade, assim como a listagem de unidades de alojamento e estabelecimentos de restauração e dicas de viagem.
“Era preciso reunir, organizar e apresentar todas as nossas valências turísticas, porque sabemos que as pessoas escolhem os locais de turismo não pelos territórios, mas sim pelas experiências. Tudo isto pode ser consultado no site, que tem tradução em várias línguas e será frequentemente atualizado”, disse Dália Vieira.
Dália Vieira deu ainda conta da instalação de vários pontos de internet via “Wi-Fi” na cidade, para que os visitantes possam ter um acesso mais facilitado à informação.
A vereadora do Turismo espera que todas estas ferramentas possam manter a cifra ascendente de visitantes ao concelho, dando conta que “nos últimos seis anos o número duplicou”.
“Temos mais turistas estrangeiros do que nacionais, também por causa dos Caminhos de Santiago, e uma taxa média de ocupação de alojamento que ronda os 95 %. Temos o desafio da sazonalidade, mas os dados que nos chegam é que cada vez mais os turistas chegam mais cedo, em abril e maio, e prolongam-se pelo final do verão”, partilhou a vereadora.
Dália Viera considerou que, “no âmbito do turismo, não pode haver competição entre territórios, mas sim a promoção de experiências em toda a região”, garantindo que o município irá continua a divulgar a marca Vila do Conde em feiras nacionais e ibéricas, tanto numa estratégia municipal como também inserido nas iniciativas do Turismo do Porto e Norte.