Última hora

Passe gratuito Sub13 da Área Metropolitana do Porto sem limites já a partir de janeiro de 2020

19 Setembro 2019
Passe gratuito Sub13 da Área Metropolitana do Porto sem limites já a partir de janeiro de 2020
Economia
0

O novo título de transporte gratuito para menores de 13 anos (Sub13) da Área Metropolitana do Porto vai deixar de estar limitado a três zonas do tarifário Andante a partir de 1 de janeiro de 2020.
O presidente dos Transportes Intermodais do Porto, Tiago Braga, explicou que o título, com um “universo potencial de 170 mil crianças”, vai em janeiro “deixar de estar limitado a três zonas concêntricas”, permitindo a menores de 13 anos circular gratuitamente em todos os operadores com tarifário Andante e em toda a Área Metropolitana do Porto, por exemplo entre Arouca, distrito de Aveiro, e a Póvoa de Varzim, na fronteira com o distrito de Braga.
“O título foi pensado inicialmente como complemento do passe escolar – daí ter surgido limitado a três zonas. Mas, em articulação com a Área Metropolitana do Porto, acabámos por decidir dar um passo em frente, porque é isso que temos de fazer se o nosso objetivo final é alterar comportamentos e dinamizar o hábito da mobilidade em transporte coletivo”, descreveu Tiago Braga.
Em comunicado, a Transportes Intermodais do Porto refere que, “a partir do dia 1 de janeiro de 2020, todos os utilizadores do título de transporte Sub13, disponibilizado gratuitamente no Sistema Intermodal de Bilhética Andante, podem viajar livremente em toda a Área Metropolitana do Porto”.
Com este alargamento, o Sub13 “não apenas continua a ser gratuito como permitirá uma mobilidade muito reforçada”, assinala a Transportes Intermodais do Porto.
“Se o nosso objetivo final é alterar comportamentos e introduzir o transporte público como meio de transporte primordial, devemos dar um passo em frente e aumentar a amplitude de movimentos”, justificou Tiago Braga.
“Nem que seja ao fim de semana, esperamos que este título seja um indutor do nosso cliente futuro”, acrescentou.
Até janeiro, o passe Sub13, criado no âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, vai continuar em vigor de forma gratuita com o limite de três zonas.
A partir de 15 de outubro, vai ser possível adquirir este passe Sub13 nas lojas Andante.
De acordo com Tiago Braga, devido à grande afluência que, nesta altura de início de ano escolar, se costuma verificar naqueles postos de venda, foi decidido, em relação ao Sub13, “usar a articulação existente entre as câmaras e as escolas” para serem as autarquias a disponibilizar e recolher os formulários dos aderentes ao título.
“A intenção foi tornar o processo mais fácil e expedito”, justificou Tiago Braga.
Com o fim do limite de zonas no Sub13, vai passar a ser possível utilizar gratuitamente “toda a rede do Metro do Porto, da STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto], dos comboios da CP Porto e das linhas de autocarros dos operadores privados aderentes ao Andante”, diz a Transportes Intermodais do Porto.