Última hora

Festival de Teatro É-Aqui-In-Ócio quer afirmar-se para todos os públicos na Póvoa de Varzim

4 Setembro 2019
Festival de Teatro É-Aqui-In-Ócio quer afirmar-se para todos os públicos na Póvoa de Varzim
Cultura
0

O Festival de Teatro É-Aqui-In-Ócio, na Póvoa de Varzim, assinala este ano a sua 10.ª edição, pretendendo afirmar-se, cada vez mais, como um evento “para todos os públicos”.
O festival, que acontece entre 21 de setembro e 5 de outubro, é organizado pela companhia Varazim Teatro, que reuniu, para esta edição de 2019, um cartaz diversificado, com artistas nacionais, mas também companhias do Brasil, Itália e Espanha, que vão atuar em diversos espaços da cidade, aproximando a sua arte da comunidade.
“Estamos satisfeitos porque não fizemos uma mera programação. Houve uma intenção de ir ao encontro de vários públicos e de cativar novas pessoas para o teatro. Por isso, temos espetáculos com várias linguagens, desde dança, música, teatro e cinema”, disse Eduardo Faria, responsável pelo Varazim Teatro.
O organizador considerou que este “é um festival que já tem lastro e uma história própria”, mostrando-se satisfeito pelo interesse e carinho que tem suscitado, ano após ano, junto do público.
“A Póvoa de Varzim não é só uma cidade de praia, e queremos proporcionar outro tipo de ócio e momentos de prazer, aos seus habitantes, mas também a todos os que nos vistam. O festival vai estar em diversos locais, alguns ao ar livre, porque queremos estar próximos do público e contaminar a cidade de uma maneira alegre”, disse Eduardo Faria.
O certame arranca logo com uma estreia, com o espetáculo “Vocês viram o meu cão?”, levado à cena pela Companhia Certa da Varazim Teatro, no dia 21 de setembro.
Ainda na produção nacional, destaca-se o espetáculo musical “Valente Maio”, do d’Orfeu AC, de Águeda, com José Valente e Manuel Maio, e a antestreia da peça “Primeiro Amor”, um projeto de Rui Silva e Pedro Diogo.
Menção, ainda, para o espetáculo “No fio do azeite”, criado e interpretado por Carlos Marques, de Lisboa, e para a animação itinerante do Projeto EZ, de Santa Maria da Feira, que pode ser visto em vários espaços do centro da cidade.
Do Brasil, vieram três companhias: Las Cénicas, com o espetáculo de inspiração circense “Circodela”, Pé no Mundo com a peça “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”, e o Núcleo Vinicius Piedade que vai apresentar “Hamlet Cancelado”.
Da Galiza, de Espanha, chega a companhia Elefante Elegante, presença assídua neste festival, que vai apresentar o espetáculo “Patapatúm”, enquanto de Itália vem a Bottega Degli Apocrifi, para pôr em cena uma das apresentações mais aguardadas do certame “Schiaccianoci Swing”.
O festival de teatro É-Aqui-In-Ócio conta o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que delega a responsabilidade da programação teatral no concelho à Varazim Teatro.
“Tem sabido corresponder ao desafio que fizemos de, além de ser responsável pela programação teatral na Póvoa de Varzim, agarrar a organização deste festival, como mais uma oportunidade para que os poveiros, e quem nos visita, possam usufruir, na cidade, de teatro de qualidade”, disse o vice-presidente da autarquia poveira, Luís Diamantino.