Última hora

Cadáveres de golfinhos dão à costa em praias de freguesias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

19 Setembro 2019
Cadáveres de golfinhos dão à costa em praias de freguesias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
Local
0

Dois cadáveres de golfinhos deram à costa na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, na passada terça feira, 17 de setembro. A primeira ocorrência foi registada na praia de Santo André, na freguesia de Aguçadoura, no concelho da Póvoa de Varzim. O segundo caso foi registado numa praia da freguesia de Árvore, no concelho de Vila do Conde.
José Marques Coelho, Comandante das Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, explicou que o primeiro cadáver de golfinho “era mais pequeno e estava morto há menos tempo”. Já o cadáver de golfinho aparecido numa das praias da freguesia de Árvore era de maior dimensão e estava em avançado estado de decomposição.
O Comandante das Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, José Marques Coelho, diz que o fenómeno “é relativamente comum” nesta altura do ano, salientando que os dois municípios vizinhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão “dentro das médias anuais”, no que toca a cadáveres de golfinho darem a costa.
José Marques Coelho, Comandante das Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, diz que, nestas situações, “por uma questão de precaução, interditamos uma faixa de 20 metros em torno dos animais, de forma a evitar que as pessoas lhes toquem, pois não se sabendo a causa da morte, podem ser focos de doença”.
Os dois cadáveres de golfinho que deram à costa na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde foram recolhidos pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, situado na Figueira da Foz.