Última hora

Um dos Portugueses que o Papa Francisco ouve é da freguesia de Rio Mau em Vila do Conde

13 Agosto 2019
Um dos Portugueses que o Papa Francisco ouve é da freguesia de Rio Mau em Vila do Conde
País
0

O Monsenhor António Ferreira da Costa, há mais de duas décadas no Vaticano, é natural de Rio Mau, em Vila do Conde, onde nasceu há 63 anos, e acompanha o Papa Francisco para todo o lado.
Bento XVI nomeou-o a 28 de junho de 2011 como “Capo Ufficio”, ou seja, Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, divisão na qual já trabalhava.
De acordo com os artigos 41-44 da Constituição Apostólica “Pastor Bonus”, elaborada por João Paulo II, em 1988, a secção dos assuntos gerais ou primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano tem como função “despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano” do Papa, “quer na solicitude pela Igreja Universal quer nas relações com os dicastérios (departamentos) da Cúria Romana”.
O Chefe de Departamento para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Monsenhor António Ferreira da Costa, trata ainda da redação dos documentos que o Papa Francisco lhe confia, executando os atos relativos às nomeações da Cúria Romana, e guarda o selo de chumbo e o anel do Pescador, insígnias oficiais do Papa.
“No fundo, o que nós fazemos é traduzir documentos”, diz o Monsenhor António Ferreira da Costa, que raramente é visto fora dos muros do Vaticano, afirmando que “moro perto do local de trabalho, não tenho grande necessidade de sair”.
O Monsenhor António Ferreira da Costa não se limita a traduzir papéis. “É a sua humildade que o leva a definir-se como um simples tradutor”, disse o Padre José Fernando Caldas Esteves, que é o oficial da Congregação para a Educação Cristã.
Em maio de 2010, o Monsenhor António Ferreira da Costa acompanhou, como membro da comitiva oficial do Papa Bento XVI, a visita de Sua Santidade a Portugal.
Em maio de 2017, o “Capo Ufficio” da Igreja Católica acompanhou a visita do Papa Francisco a Portugal como tradutor oficial.
O Vaticano tem cerca de uma dúzia de portugueses a assumirem lugares de destaque na hierarquia da Cúria Romana. Apesar de assumirem cargos de relevo, há a unanimidade de que as funções assumidas por portugueses devem-se a mérito pessoal e não à nacionalidade que consta no passaporte.
“Portugal tem algumas pessoas conhecidas a trabalhar em vários organismos do Vaticano, mas isso não significa representação de um país. O critério é o do serviço e as pessoas são escolhidas de acordo com a sua competência nas áreas específicas em que se encontram”, disse fonte da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Os Monsenhores António Ferreira da Costa, António Saldanha e Albuquerque, José Avelino Bettencourt, Mário Rui de Oliveira, Manuel Monteiro de Castro,
José Saraiva Martins, Agostinho Borges, Fernando Caldas Esteves, Fernando Matos, Carlos Azevedo, Manuel Saturnino Gomes, José Ribeiro, são alguns dos portugueses a assumirem lugares de destaque na hierarquia da Cúria Romana.