Última hora

Governo definiu destino de 62,5% dos 450ME para Polícia e investimento passa por Vila do Conde

8 Agosto 2019
Governo definiu destino de 62,5% dos 450ME para Polícia e investimento passa por Vila do Conde
País
0

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, disse que o Governo já definiu o destino de 62,5% do total de 450 milhões de euros de investimento destinados às forças de segurança.
“Temos uma responsabilidade financeira assumida de 62,5%. No Comando [Metropolitano] do Porto, só para infraestruturas da PSP, o investimento é na ordem dos 20 milhões de euros. Também temos 50 milhões de euros para viaturas, o que significa que 20% do parque automóvel fica renovado”, enumerou Isabel Oneto.
A governante falava durante a cerimónia comemorativa do 152.º aniversário do Comando Metropolitano do Porto tendo avançado que as obras na esquadra de Cedofeita, no centro da cidade, estão em curso e ficarão concluídas no final deste ano e que foi contratualizado com a Câmara de Vila do Conde um projeto de três milhões de euros para infraestruturas.
Isabel Oneto também elencou a entrega de equipamentos de proteção pessoal e apontou que “o investimento tem sido feito de acordo com o que as forças de segurança têm identificado como prioritário”.
“A tutela tem procurado garantir o mínimo essencial para que os homens e mulheres das forças de segurança tenham condições e a população se sinta segura. Os 450 milhões de euros [da Lei de Programação das Forças de Segurança] podem não ser suficientes, mas são um sinal”, referiu a governante.
De acordo com a secretária de Estado Adjunta “os indicadores da criminalidade têm baixado”, no entanto Isabel Oneto lembrou fenómenos recentes que, defendeu, “a sociedade não pode tolerar”.
“Não podemos continuar a ter jogos de futebol de crianças onde a presença de efetivos de segurança é exigida. Temos de, com as autarquias e outras entidades, encontrar soluções em conjunto. Queremos uma polícia próxima do cidadão, uma polícia que se preocupa com o cidadão”, disse secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, numa cerimónia em que ouviu várias reivindicações e apelos.
O diretor nacional da PSP, Luís Farinha, lembrou que “Portugal é considerado um dos países mais seguros da Europa”, um dado “bom”, mas que “gera um fluxo de turismo elevado que multiplica as exigências da polícia”.
“É necessária a reposição de efetivos, bem como ajustes remuneratórios, bem como um reforço da formação geral e recrutamento de pessoal especializado”, defendeu Luís Farinha.