Última hora

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai ter obras de remodelação de 4,7 ME

6 Agosto 2019
Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai ter obras de remodelação de 4,7 ME
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai receber um investimento de 4,7 milhões de euros, parte dele suportado pela câmara poveira, em obras de reabilitação, adaptação e ampliação, disse o presidente da administração.
Atualmente, o “grande constrangimento” da unidade de saúde é a falta de espaço, é de não ter mais por onde crescer, explicou José Gaspar Pais.
“As condições não são más, não tem é por onde crescer. O espaço, para o que hoje fazemos, precisaria de ser duas ou três vezes maior em termos físicos”, referiu.
Por esse motivo, a Câmara Municipal cedeu um terreno devoluto contíguo ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde para lá construir um novo pavilhão, além de um apoio de 1,5 milhões de euros para as respetivas obras, num protocolo celebrado.
A verba restante, de 3,2 milhões de euros, vai ser suportada pelo Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS).
A empreitada deve arrancar entre o final deste ano e o início do próximo e estar concluída no primeiro semestre de 2021, salientou José Gaspar Pais.
O novo pavilhão a construir vai acolher o ambulatório, nomeadamente as colheitas e consultas, adiantou.
“Como a parte do ambulatório que se faz hoje no centro hospitalar fica vazia, vai ser possível aumentar as urgências que, atualmente, são muito exíguas. Vamos poder separar a emergência da urgência, criando dois circuitos, o que é melhor para os doentes”, sustentou José Gaspar Pais.
Além disso, o laboratório, que hoje está no corredor, vai passar a ocupar espaços de consultas e a parte da imagiologia vai ganhar mais área e mais condições.
José Gaspar Pais contou ainda que vai ser comprado equipamento e vão ser modificadas algumas unidades, obras estas que dizem respeito ao hospital da Póvoa de Varzim.
Relativamente à unidade de Vila do Conde, as empreitadas passam por substituir as áreas administrativas, que vão ser transferidas para o Hospital da Póvoa de Varzim, por áreas clínicas.
Estas obras vão permitir responder aos principais constrangimentos do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e gerar grandes ganhos para os utentes, ressalvou José Gaspar Pais.
O presidente da administração avançou que esta é a primeira de uma segunda fase de obras, que passa pela requalificação da medicina e cirurgia de ambulatório da unidade de Vila do Conde que devem implicar um custo de dois milhões de euros.
Portanto, em termos globais, o investimento no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai rondar os sete milhões de euros, concluiu José Gaspar Pais.