Última hora

81.ª Volta a Portugal em bicicleta passou nas cidades de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim

13 Agosto 2019
81.ª Volta a Portugal em bicicleta passou nas cidades de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim
Desporto
0

A 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, que se realizou a 9 de agosto, desde Viana do Castelo a Felgueiras, num percurso total de 156 quilómetros, passou por Vila do Conde e pela Póvoa de Varzim.
Em Vila do Conde, a 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta passou pela Avenida Brasil, centro da cidade, Rua 5 de Outubro, Avenida José Régio, pelas freguesias de Azurara, Árvore, Macieira da Maia e Fornelo.
Na Póvoa de Varzim, os ciclistas passaram por Estela, Navais, Aver-o-Mar, seguindo pela Estrada Nacional 13 até à Avenida dos Banhos.
O vencedor da 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, que passou em Vila do Conde e Póvoa de Varzim, foi João Benta, da Rádio Popular/Boavista. Em segundo e terceiro lugares ficaram Joni Brandão e João Rodrigues, ambos a 2 segundos do primeiro classificado.
A Volta a Portugal em Bicicleta é uma corrida de longa distância, realizada por etapas. A 1.ª edição realizou-se em 1927 e é considerada a maior prova do ciclismo português, seguida pela Volta ao Algarve.
A Volta a Portugal em bicicleta é uma das competições por etapas mais antigas do mundo.
A Volta a Portugal em bicicleta foi organizada por uma parceria entre os jornais Diário de Notícias e Os Sports, que se inspiram no Tour de France, inventado pelo jornal L’Auto, em 1903. A Volta a Portugal em bicicleta aparece a seguir ao Giro d’Italia, organizado pela La Gazeta dello Sport, em 1909, e antes da Vuelta a España, realizada pelo Informaciones, em 1935. Tanto a Volta a Portugal como o Tour de France são corridas de bicicletas que se distinguem de todas as outras pela articulação que os primeiros traçados estabelecem com a linha da fronteira territorial dos respectivos países, seguindo os seus contornos durante algumas décadas. A competição iniciou-se a 26 de abril de 1927 e percorreu o país durante 20 dias, num percurso de 2 000 km repartidos por 18 etapas terminando com uma recepção em apoteose pela população em Lisboa. António Augusto Carvalho sagrou-se o primeiro vencedor naquela que viria a ser chamada de Prova Rainha do ciclismo português.
O ciclista João Rodrigues foi vencedor da Volta a Portugal em bicicleta 2019. O ciclista da W52/FCPorto fez o melhor tempo no contrarrelógio final, que decorreu entre Gaia e Porto. Jóni Brandão, da Efapel, acabou na geral a 27 segundos. O terceiro classificado foi Gustavo Veloso, da W52/FCPorto, a 1 minuto e 8 segundos.