Última hora

81.ª Volta a Portugal em bicicleta passa esta sexta feira em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

8 Agosto 2019
81.ª Volta a Portugal em bicicleta passa esta sexta feira em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim
Desporto
0

A 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, que se vai realizar a 9 de agosto, vai desde Viana do Castelo a Felgueiras, num percurso total de 156 quilómetros, e Vila do Conde e Póvoa de Varzim fazem parte do itinerário.
Em Vila do Conde, a 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta passa pela Avenida Brasil, centro da cidade, Rua 5 de Outubro, Avenida José Régio, pelas freguesias de Azurara, Árvore, Macieira da Maia e Fornelo.
Na Póvoa de Varzim, os ciclistas vão passar por Estela, Navais, Aver-o-Mar, seguindo pela Estrada Nacional 13 até à Avenida dos Banhos.
A Volta a Portugal em Bicicleta é uma corrida de longa distância, realizada por etapas. A 1.ª edição realizou-se em 1927 e é considerada a maior prova do ciclismo português, seguida pela Volta ao Algarve.
A Volta a Portugal em bicicleta é uma das competições por etapas mais antigas do mundo.
A Volta a Portugal em bicicleta foi organizada por uma parceria entre os jornais Diário de Notícias e Os Sports, que se inspiram no Tour de France, inventado pelo jornal L’Auto, em 1903. A Volta a Portugal em bicicleta aparece a seguir ao Giro d’Italia, organizado pela La Gazeta dello Sport, em 1909, e antes da Vuelta a España, realizada pelo Informaciones, em 1935. Tanto a Volta a Portugal como o Tour de France são corridas de bicicletas que se distinguem de todas as outras pela articulação que os primeiros traçados estabelecem com a linha da fronteira territorial dos respectivos países, seguindo os seus contornos durante algumas décadas. A competição iniciou-se a 26 de abril de 1927 e percorreu o país durante 20 dias, num percurso de 2 000 km repartidos por 18 etapas terminando com uma recepção em apoteose pela população em Lisboa. António Augusto Carvalho sagrou-se o primeiro vencedor naquela que viria a ser chamada de Prova Rainha do ciclismo português.
A 8.ª etapa da 81.ª Volta a Portugal, a 9 de agosto, vai de Viana do Castelo a Felgueiras, num percurso total de 156 quilómetros e Vila do Conde e Póvoa de Varzim fazem parte do itinerário.