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Remodelação do Outlet de Vila do Conde com decoração ligada ao mar e às Rendas de Bilros

16 Julho 2019
Remodelação do Outlet de Vila do Conde com decoração ligada ao mar e às Rendas de Bilros
Economia
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O Outlet de Vila do Conde vai ser remodelado, com obras de 13 milhões de euros, para “melhorar a experiência de compra”, fomentar a permanência no centro comercial e diminuir a pegada ambiental.
Nuno Oliveira, diretor ibérico da ViaOutlets, proprietária e gestora do centro de Vila do Conde desde 2017, destacou que o investimento visa aumentar o tempo de permanência dos visitantes – foram cinco milhões em 2018 – e fazer subir “o gasto médio” com compras.
A empreitada começa em setembro, deve estar concluída no mesmo mês de 2020, decorre “em período noturno”, para não afetar o normal funcionamento do outlet, e quer transformar a passagem por Vila do Conde em “memórias positivas”, apostando em melhorias na zona de restauração e descanso e em elementos decorativos de inspiração marítima e relacionados com a tradição das rendas de bilros.
“Queremos acrescentar ao edifício elementos decorativos que, no fim [da obra], darão uma interpretação completamente diferente”, explicou Nuno Oliveira.
Paredes pintadas com novas cores, iluminação renovada e de baixo consumo, mais plantas e as pequenas praças de cruzamento entre corredores transformadas em “amplas salas de estar” são algumas das mudanças previstas.
A missão de “dar personalidade” ao edifício está a cargo do arquiteto Xavier Framis, do estúdio L35, gabinete de Espanha com 50 anos de experiência que acabou de vencer o concurso para remodelar o estádio do Real Madrid.
“Queremos criar uma relação com o mar com tonalidades de cores da envolvente marítima, respeitar a tradição da escola de arquitetura do Porto e reinterpretar as rendas de bilros com uma imagem contemporânea”, observou.
“Vamos tentar elevar a experiência de compra. Atualmente as pessoas compram pela experiência que o ato da compra representa. Queremos, por isso, que essa experiência fique ligada a emoções e sensações, criando memórias positivas para que, no momento da escolha, as pessoas decidam que é no Outlet de Vila do Conde que querem fazer as suas compras”, descreveu Nuno Oliveira.
O “objetivo tático” da empresa é “aumentar a duração média da visita” ao outlet, onde as pessoas passam uma média de duas horas, ao passo que nos outros centros comerciais de sucesso o fazem durante um período “nunca inferior a três horas”.
Com 28 mil metros quadrados de área bruta locável e 126 lojas, o Outlet de Vila do Conde é “o mais visitado dos 11” que a ViaOutlets tem em nove países.
No primeiro semestre de 2019, o centro comercial de Vila do Conde registou um crescimento de 8% nas vendas e de 3% no número de visitantes.
A par disso, referiu Nuno Oliveira, o shopping está a “conseguir aumentar o gasto médio dos visitantes em 5%”, de acordo com dados relativos ao ano vigente.
As classes A e B, que representam 15% da população nacional, representam cerca de 44 a 45% dos consumidores de Vila do Conde, acrescentou o diretor.
“Temos aqui um perfil interessante para consolidar a moda de topo”, frisou.
A ViaOutlets tem como “principais investidores” a Hamerson, cotada na bolsa de Londres, e a APG, uma sociedade de fundos holandesa.
Em Portugal, a ViaOutlets é também proprietária e gestora do Freeport de Alcochete que no fim do primeiro semestre deste ano registou um “crescimento de 25% no valor total de vendas”, a somar aos 16% de crescimento em 2018.