Última hora

PSD aprova deputados e inclui Afonso Oliveira e Carla Barros da Póvoa de Varzim

4 Julho 2019
PSD aprova deputados e inclui Afonso Oliveira e Carla Barros da Póvoa de Varzim
Política
0

O PSD/Porto aprovou por unanimidade a lista de candidatos a deputados que inclui o presidente da distrital, Alberto Machado, e os líderes concelhios Hugo Neto e Cancela Moura.
O presidente da distrital do Porto, Alberto Machado, indicou que a lista de 39 nomes foi aprovada por unanimidade e que foi mandatado para “avaliar a ordenação da lista” com a Comissão Política Nacional.
Alberto Machado foi o nome indicado pela distrital do PSD/Porto para integrar a lista de candidatos a deputados que inclui ainda Sofia Matos, indicada pela distrital da Juventude Social Democrata (JSD) e Carla Barros pela distrital dos Trabalhadores Social Democratas (TSD).
Pela concelhia do PSD/Porto foi indicado o seu líder Hugo Neto e ainda Palmira Lobo. Também Cancela Moura, líder da concelhia de Vila Nova de Gaia, foi o nome indicado por aquele órgão que sugere ainda o nome de Anabela Simões.
O documento discutido na noite da passada de sexta feira inclui ainda os nomes Miguel Santos e Maria João Magalhães, de Valongo; Afonso Oliveira e Carla Barros, da Póvoa de Varzim; Germana Rocha e Paulo Diogo Tavares, de Gondomar; Alberto Fonseca e Susana Oliveira, da Trofa; Luís Vales e Maria José Cerqueira, de Marco de Canaveses; Miguel Pereira e Maria Sameiro Mesquita, de Vila do Conde e Manuel Mirra e Paula Pinto, de Santo Tirso.
Entre os nomes indicados pelas 18 concelhias estão ainda Simão Ribeiro e Paula Ferreira, de Lousada; Ricardo Sousa e Cristiana Seabra, de Paredes; Joaquim Pinto e Cristina Ferreira, de Paços de Ferreira; Leonel Costa e Maria Castro, de Felgueiras; Ana Raquel Azevedo e Rui Pedro Pinto, de Baião; António Cunha e Daniela Oliveira, de Penafiel; Carlos Miranda e Amélia Oliveira, de Amarante; Márcia Passos e Aloísio Nogueira, da Maia e Virgílio Macedo e Maria Isabel Silva, de Matosinhos.
A proposta do PSD/Porto terá agora de passar pela Comissão Política Nacional, que se vai reunir com as várias comissões políticas distritais entre 8 e 19 de julho, de acordo com o calendário aprovado pela direção do PSD em maio.
A mesma deliberação refere que, em finais de julho, a Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional aprovam as listas de candidatos.
Na distrital do PSD do Porto, a forma como estava a ser elaborada a lista de candidatos a deputados para as legislativas foi criticada por não ser representativa do interior do distrito.
A 21 de junho, o vice-presidente da mesa da Assembleia Distrital do PSD Porto, José Manuel Soares, garantia que havia que algumas concelhias descontentes, dado que sentiam que “a questão é aritmética” e que, portanto, não valia “a pena escolher os melhores”.
À data, o dirigente, que admitia ter ponderado “ser candidato a candidato”, recusava acreditar que estas indicações viessem do presidente do partido, Rui Rio, mas salientava que “a Direção Nacional, não é um homem só, é um projeto colectivo”.
“Eu acho que está a fazer um refrescamento ao contrário, quase uma limpeza”, disse, sublinhando que todos os dias há declarações de deputados a anunciar que não o serão mais, numa espécie de “antecipação ao inevitável: antes de serem varridos, autoexcluem-se”.