Última hora

Militares da Póvoa de Varzim em Viana do Castelo na prevenção de fogos florestais em Santa Luzia

24 Julho 2019
Militares da Póvoa de Varzim em Viana do Castelo na prevenção de fogos florestais em Santa Luzia
País
0

Os militares da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim vão permanecer em Viana do Castelo até final do mês de julho, a vigiar a serra de Santa Luzia, informou a Câmara Municipal local que formalizou o pedido de prolongamento da operação.
A ação de prevenção de fogos florestais, a decorrer desde junho, pelo oitavo ano consecutivo, abrange 30 quilómetros quadrados da serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Segundo dados revelados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, ao abrigo do protocolo de colaboração que o município celebra há oito anos com a Escola dos Serviços (ES) do Exército Português “já foram efetuadas 110 missões, envolvendo 250 militares”.
Durante o período de vigilância, ao abrigo daquele acordo, “a Escola dos Serviços disponibiliza uma viatura e militares para operações de vigilância e para informar as entidades responsáveis da Proteção Civil sobre ocorrências”.
“Os militares estão, assim, a realizar operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, citado na nota enviada à imprensa, “o protocolo é um excelente exemplo da cooperação institucional entre o Exército Português e as autarquias, tendo sido fator relevante na dissuasão dos incêndios e excelente contributo para a prevenção de incêndios florestais em Viana do Castelo”.
O autarca socialista anunciou ainda “a continuação do projeto para o próximo ano”.
Desde 2010, ano em deflagraram variados incêndios naquela área do concelho, que os militares vigiam a serra de Santa Luzia durante o verão. Através do protocolo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assegura o apoio logístico e contatos.