Última hora

Mercadona prevê investir 100 ME em Portugal em 2019 e investimento passa pela Póvoa de Varzim

4 Julho 2019
Mercadona prevê investir 100 ME em Portugal em 2019 e investimento passa pela Póvoa de Varzim
Economia
0

A espanhola Mercadona, que inaugurou esta terça feira o seu primeiro supermercado em Portugal, prevê investir 100 milhões de euros em território nacional este ano, segundo informação do grupo.
Numa visita preliminar à loja, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, o presidente da Mercadona, Juan Roig, adiantou ainda que em 2020 o grupo espera abrir mais dez lojas em Portugal, a juntar à dezena que será inaugurada este ano.
Desde 2016, a cadeia de supermercados espanhola investiu 160 milhões de euros e está a trabalhar para abrir lojas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
“Esperamos alcançar 150 lojas” nos próximos anos, avançou Juan Roig, sem fornecer datas mais precisas.
Atualmente, a Mercadona, que iniciou o seu plano de expansão para Portugal em 2016, conta com 900 colaboradores no mercado nacional e estima chegar aos 1.100 até ao fim de 2019.
A nova loja recebeu um investimento direto de oito milhões de euros, sendo que o projeto completo em Canidelo, que envolveu permuta de terrenos e a construção de um campo de jogos custou 11,5 milhões de euros ao grupo espanhol, segundo fonte oficial da empresa.
O novo supermercado conta com 85 trabalhadores, sendo que o grupo investe 50 mil euros em cada funcionário, revelou a mesma fonte.
A Mercadona irá ainda ter perto de 50% de produtos com origem em Portugal, onde colabora com 300 fornecedores aos quais comprou 203 milhões de euros em produtos desde 2016, prevendo ainda adquirir 90 milhões de euros este ano.
Além da abertura de lojas, o montante que a Mercadona deverá aplicar em Portugal até ao final do ano contempla também um bloco logístico na Póvoa de Varzim, com 50 mil metros quadrados, e o desenvolvimento de um “centro de coinovação” previsto para Matosinhos.
Durante a cerimónia de hoje, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que “mais oferta representa mais confiança para os consumidores e oportunidades para os fornecedores portugueses”.
A rede espanhola de supermercados Mercadona, que está a expandir o negócio para Portugal, está a montar o seu centro logístico numa das freguesias da Póvoa de Varzim. A plataforma, que vai gerar vários postos de trabalho, está a ser edificada no Parque Industrial de Laúndos, ocupando uma área coberta superior a 17 mil metros quadrados, tendo arranque previsto ainda para o ano de 2019.
O futuro bloco logístico da Mercadona em Portugal vai contar com uma área total de 50 mil metros quadrados e pressupõe a criação de 90 postos de trabalho, que vão ser preenchidos em várias fases de recrutamento, informou o grupo espanhol de distribuição.
“A Mercadona oferece empregos estáveis e de qualidade, garantindo contrato sem termo desde o primeiro dia e progressão salarial”, assegura o grupo espanhol em comunicado.
O bloco logístico da Mercadona em Portugal encontra-se em fase de construção e fica localizado na freguesia de Laúndos, na Póvoa de Varzim. “Este bloco logístico servirá de apoio ao desenvolvimento da atividade logística da empresa em Portugal (…), onde estarão localizados os armazéns de secos, frescos, refrigerados e congelados. As obras de construção já se encontram a decorrer, com o objetivo de garantir a abertura dos primeiros supermercados da Mercadona [em Portugal], já no segundo semestre de 2019”, explica o comunicado da cadeia de distribuição.
De acordo com a Mercadona, “as pessoas contratadas vão receber uma formação inicial em Espanha sendo considerado tempo de serviço efetivo desde o primeiro dia”.
“Durante o período de formação aprenderão o ‘Modelo de Qualidade Total (modelo de gestão aplicado pela Mercadona)’ e a desempenhar as funções próprias do respetivo posto de trabalho. Os colaboradores terão todos os gastos de alojamento e alimentação a cargo da empresa, assim como as deslocações”, garante a Mercadona.
Todos os interessados nas diferentes ofertas de emprego da Mercadona podem apresentar a sua candidatura através do site da empresa: www.mercadona.pt, acedendo à secção Emprego e submetendo o seu currículo.