Última hora

Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde retira apoio a corrida de galgos

4 Julho 2019
Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde retira apoio a corrida de galgos
Local
0

A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde decidiu retirar o apoio a um evento que envolvia corridas de galgos, depois de perceber algum descontentamento da comunidade local, anunciou a instituição.
“Fomos sensíveis à opinião de algumas pessoas, manifestada, sobretudo, nas redes sociais. Percebendo esse desagrado, nomeadamente de elementos ligados a movimentos de defesa dos animais, decidimos, após reflexão ponderada, não nos associarmos ao evento”, explicou Luísa Eça Guimarães, presidente da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde.
A dirigente sublinhou que o apoio dado pela instituição ao evento, nomeadamente na sua divulgação, era uma forma da delegação angariar algumas “verbas importantes” para a missão social desenvolvida pela delegação da Cruz Vermelha Portuguesa em Vila do Conde.
“Era uma maneira de conseguirmos algum retorno financeiro para as nossas atividades de apoio à população, uma vez que temos uma presença muito forte no concelho na área do socorrismo e também no transporte de doentes”, explicou Luísa Eça Guimarães.
Luísa Eça Guimarães esclareceu, ainda, que a corrida de galgos era organizada pela Associação Galgueira e Lebreira do Norte, e que parte das receitas do evento iriam reverter a favor da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde, tal como aconteceu num evento semelhante em 2018.
“Sempre tivemos a preocupação que os animais que participam nesta corrida fossem bem cuidados e acompanhados pelo veterinário da Câmara Municipal de Vila do Conde. Sempre quisemos que esse aspeto fosse salvaguardado”, vincou Luísa Eça Guimarães.
O jornal Renovação tentou, sem sucesso, obter uma reação da Associação Galgueira e Lebreira do Norte sobre o evento, que está agendado para 13 e 14 de julho, na pista de galgos da freguesia de Mindelo, em Vila do Conde.