Última hora

Câmara Municipal de Matosinhos dá sete horas por ano aos funcionários para voluntariado

5 Julho 2019
Câmara Municipal de Matosinhos dá sete horas por ano aos funcionários para voluntariado
Cultura
0

Os funcionários da Câmara Municipal de Matosinhos vão passar a ter sete horas por ano para fazerem voluntariado no âmbito de um projeto que visa desenvolver o “conhecimento da comunidade, o sentimento de solidariedade e o trabalho em equipa”.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos anunciou que este projeto arranca na quarta feira com a plantação de árvores no Parque Ecológico do Monte de São Brás, onde funciona o Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça.
As sete horas por ano para voluntariado podem ser gastas “de uma só vez ou de modo repartido, de forma a não prejudicar o funcionamento dos serviços municipais”, acrescenta a Câmara Municipal de Matosinhos.
Segundo a autarquia, nesta primeira iniciativa os funcionários municipais, além de transplantarem “estacas” de espécies nativas das margens do rio, vão também participar no controlo de espécies invasoras do ecossistema no parque.
A ação de voluntariado vai contribuir para o objetivo da iniciativa “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, promovida por mais de 40 municípios, empresas e associações e que pretende recuperar cerca de cem hectares de “áreas ardidas, livres ou que necessitam de reabilitação”.
A bolsa municipal de voluntariado, que foi apresentada em dezembro, prevê mais iniciativas para o segundo semestre deste ano, como outras operações de reflorestação de espaços públicos e “a renovação de pintura de murais em zonas mais desfavorecidas do concelho”.
Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, o projeto, que conta com a coordenação do Banco Local de Voluntariado de Matosinhos, pretende ainda conhecer as competências sociais dos funcionários.