Última hora

Vila do Conde é a localidade do país que emprega mais trabalhadores na pesca e aquicultura

27 Junho 2019
Vila do Conde é a localidade do país que emprega mais trabalhadores na pesca e aquicultura
País
0

No passado dia 25 de junho, a Organização das Nações Unidas assinalou o Dia do Pescador. Em Portugal, o Dia Nacional do Pescador é celebrado a 31 de maio
Em Portugal, é no concelho de Vila do Conde que trabalham mais pessoas ligadas à pesca e aquicultura.
O Instituto Nacional de Estatística contabilizou em 2017 um total de 12.589 pessoas ao serviço em empresas de pesca e aquicultura, um valor que corresponde a 0,3% do total de pessoas ao serviço em Portugal.
Estes dados, disponíveis no sistema de Geomarketing Sales Index da Marktest, permitem verificar que, em termos absolutos, é no concelho de Vila do Conde que mais pessoas estão ao serviço da pesca e aquicultura, num total de 1.496, o que equivale a 5,4% dos que trabalham no concelho. Ílhavo, Olhão, Sesimbra e Póvoa de Varzim são os outros concelhos com mais pessoas ao serviço na pesca e aquicultura. Em conjunto, estes cinco concelhos, contando com Vila do Conde, representam 36,8% da atividade.
Mas, em termos relativos, é em Murtosa que esta atividade tem maior peso, pois representa 11,6% dos empregados do concelho. Em Ílhavo, o setor representa 9,2% das pessoas ao serviço e em Olhão 6,5%, um valor próximo de Sesimbra e Vila do Bispo, 6,3% e 6,2%, respetivamente.
Segundo a Marktest, 124 dos 308 concelhos portugueses não possui empresas com pessoal ao serviço da pesca e aquicultura, em 83 concelhos existem menos de 3 pessoas e em 101 concelhos três ou mais pessoas.