Última hora

Seleção de Basquetebol prepara qualificação para Eurobasket2021 na Póvoa de Varzim

7 Junho 2019
Seleção de Basquetebol prepara qualificação para Eurobasket2021 na Póvoa de Varzim
Desporto
0

O selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, revelou a convocatória para a terceira ronda de qualificação do Eurobasket2021, na qual se destacam seis jogadores à procura da estreia e a ausência provisória de elementos de Benfica e Oliveirense.
Com a concentração da equipa para os trabalhos da seleção agendada para 7 de julho, na Póvoa de Varzim, e a última data possível da final da Liga Portuguesa de Basquetebol marcada para 20 de junho, o técnico optou por não integrar agora nenhum jogador dos finalistas do campeonato.
Assim, está marcada para 24 de junho a divulgação da convocatória final, com possíveis saídas do atual lote e a chamada de elementos dos finalistas.
“Temos uma condicionante, que é a final da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na altura em que o calendário da Liga Portuguesa de Basquetebol foi feito esta prova não estava calendarizada para estas datas. Os jogadores têm de ter férias e mesmo alguns não vão ter o período normal que deviam ter. Seria desejável prepararmo-nos com mais tempo, mas não é possível. Não adianta chorar sobre o leite derramado, são as condições que temos”, admitiu Mário Gomes.
As primeiras duas semanas decorrem na Póvoa de Varzim e a Seleção Nacional de Basquetebol muda-se, depois, para Oliveira de Azeméis.
Na conferência de imprensa realizada na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, em Lisboa, o selecionador explicou que os possíveis convocados dos dois finalistas do campeonato juntam-se, assim, uma semana depois do arranque dos trabalhos e justificou a ausência entre os eleitos de Neemias Queta, que espreita a entrada na NBA.
“Desde que eu e o Nuno Manaia estivemos com o Neemias Queta e com quem o acompanha nos Estados Unidos, soubemos que ele não poderia estar dois meses e meio ou mais em Portugal para representar os Sub20 e os seniores. Com o desenvolvimento da situação, a única solução é ele representar os Sub20 no Europeu”, destacou Mário Gomes.
Portugal vai disputar o Grupo H da terceira ronda de pré-qualificação para o Eurobasket2021 frente às seleções da Suíça e da Islândia, entre 3 e 21 de agosto. A ‘poule’ será disputada a seis jogos, em casa e fora, no qual só o primeiro classificado vai entrar para o lote de 32 seleções presentes no Europeu.