Última hora

Póvoa de Varzim investe sete milhões de Euros para reconversão da Praça de Touros

19 Junho 2019
Póvoa de Varzim investe sete milhões de Euros para reconversão da Praça de Touros
Local
0

A Câmara da Póvoa de Varzim vai investir cerca de sete milhões de euros para transformar a atual praça de touros da cidade num novo equipamento multiusos.
As obras de requalificação do edifício devem começar ainda este ano, forçando a demolição da atual praça de touros para a construção de um novo equipamento, com uma forma exterior semelhante, mas que por dentro vai ser totalmente diferente, vocacionado para eventos desportivos e culturais, feiras e conferências.
“Fizemos uma avaliação do edifício e as equipas de engenharia chegaram à conclusão de que a atual estrutura não tem o mínimo de condições para prosseguir. Tivemos que partir de um papel em branco, condicionados por aquilo que, para mim, é fundamental que é manter forma da estrutura”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara poveira.
O autarca esclareceu que “do que existe no atual equipamento nada ficará a não ser a forma em anel”, e que intervenção vai contemplar, igualmente, “um arranjo da área envolvente”.
“Decidimos alargar um pouco o diâmetro para permitir outra capacidade de pessoas e um espaço interior maior. A capacidade das bancadas será de três mil pessoas, e no espaço da arena caberão mais mil. Será um espaço totalmente coberto mas ventilado de forma natural”, esclareceu Aires Pereira.
O concurso para empreitada será aberto em julho, e a autarquia poveira espera que já no final deste verão as operações de demolição possam avançar, e ainda este ano as obras de construção arrancarem, com um prazo de execução de 18 meses.
A Monumental Praça de Touros da Póvoa de Varzim foi inaugurada em junho de 1949 e desde 1983 que está sob a esfera municipal.
A reconversão do espaço insere-se numa decisão de política, tomada o ano passado, em que o município da Póvoa de Varzim se declarou antitouradas.