Última hora

Póvoa de Varzim entra no Projeto de Recolha Selectiva de Resíduos Verdes da LIPOR

25 Junho 2019
Póvoa de Varzim entra no Projeto de Recolha Selectiva de Resíduos Verdes da LIPOR
Local
0

O município da Póvoa de Varzim quer reduzir a quantidade de resíduos produzidos pela manutenção dos jardins do concelho que acaba recolhida junto dos resíduos indiferenciados e vai passar a recolhê-los separadamente, para depois os transformar em adubo natural.
A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto anunciou, no passado dia 13 de junho, o início da recolha gratuita deste tipo de resíduos, os chamados resíduos verdes.
A recolha de resíduos verdes no município da Póvoa de Varzim acontece também desde o passado dia 13 de junho, momento a partir do qual os residentes da cidade passaram a ser convidados a separar os resíduos que produzem nos seus jardins dos restantes resíduos.
Estas mudanças acontecem no âmbito do Projeto de Recolha Selectiva de Resíduos Verdes, da LIPOR, o serviço intermunicipal encarregue da recolha de resíduos na região do Grande Porto, e dos municípios associados.
Com o objectivo de reduzir a quantidade desta matéria orgânica que é encaminhada para recolha entre os resíduos indiferenciados, e promovendo assim a sua valorização orgânica através da transformação em adubo natural, os resíduos verdes do município da Póvoa de Varzim passam, agora, a ser recolhidos separadamente e de forma gratuita.
Esta recolha acontece porta-a-porta, nas zonas abrangidas por este tipo de recolha, a pedido, ou “depositando os resíduos verdes em feixe ou em saco junto ao contentor indiferenciado, em dia e horário definido”, lê-se em comunicado de imprensa da LIPOR.
Já em funcionamento noutros municípios abrangidos pelo serviço da LIPOR no Norte de Portugal, este projeto permitiu, em 2018, a recolha e a valorização orgânica de mais de 26 mil toneladas de resíduos verdes, mais 14% relativamente a 2017.