Última hora

Operação Baco da GNR intensificou fiscalização à condução com álcool nas Festas Populares

25 Junho 2019
Operação Baco da GNR intensificou fiscalização à condução com álcool nas Festas Populares
Local
0

A Guarda Nacional Republicana intensificou a fiscalização da condução sob influência de álcool, entre os dias 12 e 24 de junho, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.
As ações de fiscalização foram direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.
“Durante o período da operação foram testados 51 413 condutores, tendo sido registados 1 100 excessos de álcool, dos quais 334 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1,2 gramas por litro (g/l), resultando na sua detenção, aos quais se acrescentam 121 detidos por falta de habilitação legal para conduzir”, adiantou, em comunicado, a Guarda Nacional Republicana.
“Ainda no decorrer da operação foram detetadas 15 111 contraordenações rodoviárias, das quais se destacam: 4 269 por excesso de velocidade; 979 por falta de inspeção periódica obrigatória; 774 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 538 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 537 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 391 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório”, acrescenta o comunicado da Guarda Nacional Republicana.
Na Operação Baco 2018, a Guarda Nacional Republicana detectou 1194 condutores com excesso de álcool, dos quais 421 tinham uma taxa crime igual ou superior a 1,2 gramas por litro, resultando na sua detenção.
A Guarda Nacional Republicana sublinha ainda, citando o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduz com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Perante estes números, a Guarda Nacional Republicana destaca que vai continuar “a intensificar acções de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas”.