Última hora

Matosinhos em Jazz grátis com Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e Avishai Cohen

13 Junho 2019
Matosinhos em Jazz grátis com Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e Avishai Cohen
Cultura
0

O festival Matosinhos em Jazz regressa em julho àquela localidade do distrito do Porto com um cartaz que inclui os músicos portugueses Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Bruno Pernadas e o israelita Avishai Cohen, foi hoje anunciado.
O Matosinhos em Jazz, que arranca a 6 de julho e é de entrada livre, além de concertos inclui uma exposição, na qual quatro artistas portugueses – Bráulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam e Pedro MKK – recriam capas icónicas de discos de jazz, de acordo com a promotora da iniciativa.
Os concertos acontecem nos sábados e domingos de julho, às 18 horas.
No primeiro fim de semana do festival, a 6 e 7 de julho, atuam, respetivamente, o saxofonista Ricardo Toscano, que “apesar da tenra idade (25 anos) destaca-se há muitos anos pelo seu arrojo artístico e visão progressiva do jazz”, e a cantora Inês Pimenta, que vai apresentar o álbum “Son of Daedalus”.
Para o segundo fim de semana, a 13 e 14 de julho, estão agendadas as atuações, respetivamente, do pianista britânico Joe Armon Jones, “que representa a nova cena jazz do Reino Unido”, e do guitarrista Bruno Pernadas, que vai “apresentar o seu multifacetado trabalho musical com incursões várias a nível estilísticos que viajam do jazz ao afrobeat, passando pela improvisação”.
No terceiro fim de semana, a 20 e 21 de julho, vai haver concertos, respetivamente, do cantor Salvador Sobral, que vai apresentar o seu mais recente trabalho, “Paris, Lisboa”, e da trompetista Susana Santos Silva, que vai atuar com uma formação que inclui saxofone alto, flauta, piano, contrabaixo e bateria.
Nos três primeiros fins de semana, os concertos decorrem no coreto situado em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, enquanto o encerramento do Matosinhos em Jazz acontece no último fim de semana de julho, na Praça Guilhermina Suggia.
No dia 26, a Orquestra Jazz de Matosinhos convida a cantora holandesa Fay Claasen. “Uma voz única que se une numa só entidade sonora com a Orquestra Jazz de Matosinhos numa noite especial”, refere a organização.
A última noite do festival, a 27 de julho, fica a cargo do contrabaixista israelita Avishai Cohen, “uma das maiores referências contemporâneas no contrabaixo de jazz, sendo compositor e vocalista”, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.