Última hora

LIPOR investe 1,5 milhões em ecocentro e estação de transferência na Póvoa de Varzim

25 Junho 2019
LIPOR investe 1,5 milhões em ecocentro e estação de transferência na Póvoa de Varzim
Local
0

O equipamento, edificado na freguesa de Laúndos, vai receber resíduos indiferenciados, mas também provenientes da recolha seletiva do projeto “Porta-a-Porta”, que vão ser, posteriormente, transportados para as instalações de processamento da LIPOR.
Esse sistema de recolha “Porta-a-Porta”, que vai ser pioneiro na Póvoa de Varzim, deve abranger uma franja da população a rondar as 10 mil pessoas, que vão passar a ter acesso a contentores especiais, com identificação eletrónica do utilizador e sistema de medição dos depósitos, de forma a premiar quem promove a separação de resíduos.
“Iremos avançar com esta recolha seletiva na zona histórica da cidade e também na zona norte. Haverá campanhas de formação, distribuição de equipamentos e explicação sobre o funcionamento. Com isso vamos identificar cada produtor e beneficiar quem separa”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e também da LIPOR, no início do mês de maio passado.
Aires Pereira revelou que o objetivo final passa por criar descontos na tarifa municipal da água, que agrega a taxa de resíduos, a quem tiver maior consciência ambiental, esperando o que o sistema possa entrar em funcionamento já no final do verão.
“O prazo de construção destes equipamentos é de um ano, mas vamos falar com o empreiteiro para tentar encurtar o tempo, para termos tudo a funcionar em setembro”, disse, então, Aires Pereira.
“Com estes equipamentos, os nossos camiões de recolha deixarão de fazer as várias viagens diárias entre a Póvoa de Varzim e as instalações da LIPOR na Maia, passando a fazer entrega neste novo local”, explicou, na altua, Aires Pereira.
O equipamento, localizado na freguesia de Laúndos, foi inaugurado na tarde do passado sábado, e está preparado para receber resíduos indiferenciados, mas também provenientes da recolha seletiva do projeto “Porta-a-Porta”, que vão ser, posteriormente, transportados para as instalações de processamento da LIPOR.
Aires Pereira, presidente da LIPOR e presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, salientou a importância do investimento neste ecocentro, que “vai permitir uma melhor organização no transporte dos resíduos, nomeadamente os que são recolhidos no concelho poveiro que seguem agora para o espaço instalado em Laúndos”.
O autarca salientou, ainda, que “é nossa obrigação deixarmos para as futuras gerações um planeta melhor do que aquele que encontramos”.
Além do investimento de 1,5 milhões na construção, vai haver, paralelamente, um outro de 500 mil euros, para aquisição das maquinarias, num projeto que já foi alvo de uma candidatura a fundos europeus.