Última hora

Filme que vai estar no festival Curtas de Vila do Conde premiado no Sicilia Queer em Itália

12 Junho 2019
Filme que vai estar no festival Curtas de Vila do Conde premiado no Sicilia Queer em Itália
Cultura
0

O filme “Serpentário”, do realizador português Carlos Conceição, foi distinguido no festival de cinema Sicilia Queer, que terminou no dia 5 de junho em Palermo, Itália, revelou a Agência da Curta-Metragem.
Carlos Conceição recebeu o prémio “Novas visões”, com o júri a considerar que a longa-metragem “é uma obra pessoal e intemporal, capaz de representar as camadas invisíveis do passado e presente numa paisagem abstrata e pós-apocalíptica”.
“Serpentário” é a primeira longa-metragem de ficção de Carlos Conceição e fez a estreia mundial em fevereiro no festival de Berlim.
Na altura, Carlos Conceição explicou que “Serpentário” conta a viagem de “um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe”, um trabalho que volta a ter muito de autobiográfico.
“Trabalho sempre a partir de um ponto de vista pessoal sendo que o grau de metáfora vai mudando. A maioria das vezes estou a falar de uma determinada emoção ou sentimento, mas o filme é sobre uma coisa completamente diferente”, contou Carlos Conceição.
Carlos Conceição nasceu e viveu em Angola até aos 21 anos de idade. É no Lubango que a mãe continua a residir e para onde ele viaja, pelo menos, uma vez por ano. Tem uma relação “muito íntima e direta” com o país, disse.
O prémio italiano é atribuído a Carlos Conceição numa altura em que o realizador vai ter alguns filmes em retrospetiva em julho no festival Curtas Vila do Conde, entre os quais “Serpentário”.
Carlos Conceição vai ser “o realizador em foco” no festival, com a exibição ainda de três curtas: “Coelho mau”, “O inferno” e uma versão inédita e remontada de “Versailles”.
Carlos Conceição, que está a finalizar a longa-metragem “Adeus King Kong”, novamente com o ator João Arrais, vai ter, ainda, carta branca do festival para escolher filmes “que dialogam com o seu percurso e a sua obra”.
O realizador vai estar no Festival Curtas de Vila do Conde para apresentar os filmes e participar numa conversa com João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues.