Última hora

DB Schenker admite aumento da capacidade do Centro Logístico Norte de Vila do Conde

6 Junho 2019
DB Schenker admite aumento da capacidade do Centro Logístico Norte de Vila do Conde
Economia
0

O Centro Logístico Norte da empresa DB Schenker, em Vila do Conde, está no limite da sua capacidade, cinco anos depois de ser inaugurado, revelou o diretor da empresa em Portugal que admitiu um aumento da capacidade atual.
“Um terminal que foi feito para durar 40 anos, cinco anos depois já não é suficiente. Foi claramente uma aposta ganha”, referiu Luís Marques, diretor-geral da DB Schenker em Portugal.
Luís Marques salienta que este investimento, no montante global de nove milhões de euros, feito em 2014 e com a Troika em Portugal, foi realizado numa altura em que o país mais precisava, mostrando que “os alemães nunca deixaram de acreditar em Portugal”.
“Em boa hora o fizemos, porque neste momento já precisamos de mais espaço, ou seja, este terminal já não é suficiente”, reiterou o diretor-geral que, sublinha, contudo, que neste momento a construção de um novo terminal não está a ser equacionada.
Luís Marques ressalva que ainda estão a ser feitos os estudos que vão permitir perceber quais as áreas de negócios e regiões do país onde é mais necessário investir, pelo que só depois de conhecidos os dados será traçado o plano de investimentos para a empresa nos próximos dois anos.
“Se o fizermos em logística, naturalmente será no Porto ou em Lisboa. Se fizermos em transporte terrestre, provavelmente será já na zona Centro/Norte, onde temos necessidade neste momento. Mas mais dois ou três meses e já teremos algo mais concreto para apresentar”, acrescentou o diretor nacional da DB Schenker em Portugal.
O centro de logística de Vila do Conde tem uma capacidade de armazenagem de 14 mil posições de paletes e implicou um investimento na ordem dos nove milhões de euros.
As instalações inauguradas em 2014 e que incluem 39 cais para receção e redistribuição de mercadoria e um armazém de oito mil metros quadrados, permitiram à DB Schenker substituir os três armazéns da Maia, mantendo todos os 170 colaboradores.
Luís Marques falava à margem de uma visita às instalações da empresa, em Vila do Conde, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, com vista a reforçar a parceria estratégica entre as duas entidades.
Em abril, a DB Schenker, que afirma ser uma das empresas líderes mundiais em transporte e logística, anunciou estar a preparar-se para expandir a atividade em Portugal nos próximos dois anos, prevendo investimentos na ordem dos seis milhões de euros no país e o reforço de pessoal na ordem dos 10 a 20%.
À data, a empresa, através do presidente executivo para a Península Ibérica da multinacional alemã, Juan Carlos Moro, esclarecia que este crescimento ia ser realizado, sobretudo, entre os pólos do Porto e Lisboa e, nomeadamente, no eixo Vila do Conde-Coimbra devido à “grande procura dos seus produtos e serviços na área do transporte terrestre”, pretendendo a empresa iniciar os projetos de expansão ainda este ano.
Em Portugal, a DB Schenker opera desde 1965, tem sede em Lisboa e seis escritórios próprios, acumulando um total de 25 mil metros quadrados de armazenagem e empregando cerca de 320 trabalhadores.