Última hora

Câmara de Vila do Conde sensibiliza Governo para a questão das reformas dos pescadores

6 Junho 2019
Câmara de Vila do Conde sensibiliza Governo para a questão das reformas dos pescadores
Local
0

Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde reuniu com o Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva. O encontro, em que esteve também presente a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, teve por objetivo sensibilizar o Governo para a questão das pensões dos pescadores.
As preocupações dos trabalhadores da pesca local e costeira em relação aos problemas que têm sido levantados pela Segurança Social São públicas, no que diz respeito ao modo de contagem dos tempos de trabalho para efeitos das pensões de velhice.
O regime que abrange o setor da pesca tem sido alterado ao longo dos anos e tem um histórico de desproteção social, sobretudo face ao modo como é contabilizado o histórico contributivo, através de um processo que penaliza a classe piscatória.
Nesta reunião de Elisa Ferraz com o Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva, e a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, “ficou claro que o Ministério e a Secretaria de Estado estão empenhados em arranjar uma solução, que traga mais justiça aos valores atribuídos às pensões dos pescadores”, destacou a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado.
Os resultados desta reunião foram dados a conhecer à Associação de Apoio aos Profissionais de Pesca que convocou uma Assembleia Geral.
“Elisa Ferraz disponibilizou os serviços da Autarquia para manterem um contacto direto com o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social para o encaminhamento das situações”, tornou público a Câmara Municipal de Vila do Conde.