Última hora

Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain na competição do Festival Curtas de Vila do Conde

4 Junho 2019
Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain na competição do Festival Curtas de Vila do Conde
Cultura
0

Filmes de Billy Woodberry, Radu Jude e Ludovic Houplain, “vozes singulares a trabalharem nas fronteiras entre géneros”, integram, em julho, a competição internacional do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde.
“Reescrever acontecimentos, redescobrir os arquivos da memória, reclamar heranças e redesenhar velhas simbologias são estes os desafios propostos pelas 56 curtas que compõem as competições internacional e experimental do 27.º Curtas”, revelou a do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde.
Entre os filmes selecionados estão “A story from Africa”, do realizador norte-americano Billy Woodberry – que esteve recentemente em Portugal com uma retrospetiva em Lisboa e no Fundão -, “The Marshal’s two executions”, do romeno Radu Jude, e “Le discours d’acceptation glorieux de Nicolas Chauvin”, de Benjamin Crotty.
Assinala-se ainda a inclusão do premiado Ludovic Houplain com um novo filme, “My Generation”, de Jane Wilson e Louise Wilson, com a instalação visual “Suspended Island”, e de Brandon Cronenberg, com “Please Speak Continuously and Describe Your Experiences as They Come to You”.
O filme experimental “Ambulatório através da poesia de Augusto Dos Anjos e António Nobre”, do realizador Pedro Bastos, também foi selecionado.
O 27.º Festival de Cinema Curtas Vila do Conde vai decorrer de 6 a 14 de julho.
Anteriormente, a organização tinha já anunciado, por exemplo, que os realizadores Carlos Conceição e Todd Solondz vão estar em foco no festival e que a abertura do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde vai ficar por conta do cine-concerto “O gabinete do Dr. Caligari”, de 1920, com música da violoncelista Marta Navarro e do artista sonoro Tiago Cutileiro.
Durante o Festival de Cinema Curtas Vila do Conde vai haver, ainda, atuações Stereo do trio Montanhas Azuis, do guitarrista norte-americano Thurston Moore e do coletivo londrino The Heliocentrics.