Última hora

Vila do Conde representa Portugal em Itália nos tapetes de flores Pietra Ligure in fiore

8 Maio 2019
Vila do Conde representa Portugal em Itália nos tapetes de flores Pietra Ligure in fiore
Cultura
0

A cidade de Vila do Conde foi convidada a divulgar a técnica e tradição dos seus tapetes de flores em Itália, onde vai ser representada por um grupo habitantes do seu centro histórico num festival dedicado a esta arte.
O encontro vai acontecer no sábado e no domingo, na cidade de Pietra Ligure, na província de Savona, perto de Génova, que, além de representação portuguesa, vai reunir 42 delegações de toda a Itália, bem como grupos de Espanha, Alemanha, Bélgica, Áustria, Hungria, Polónia e Lituânia.
Para esta atividade, os 20 vilacondenses vão executar um tapete com 36 metros quadrados que, para a sua composição, vai precisar de 80 quilos de flores, que seguem com a comitiva desde Portugal.
“Além das nossas flores estamos a levar a tradição e identidade da nossa cidade. É um acontecimento de muita relevância, que reúne muita gente de Itália, mas também de outros países, e não podíamos deixar passar esta oportunidade para promovermos Vila do Conde além-fronteiras”, disse Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal.
A autarca lembrou que foram “as autoridades da cidade italiana que tiveram conhecimento dos tapetes de flores que se fazem em Vila do Conde e lançaram o convite”, cabendo à Câmara Municipal selecionar os participantes.
“O que fizemos foi desafiar os moradores das várias ruas do nosso núcleo antigo a participarem nesta aventura e desde logo encontramos 20 pessoas interessadas em representar esta tradição de Vila do Conde. Serão uns embaixadores da cidade”, descreveu Elisa Ferraz.
Habitualmente, os tapetes de flores de Vila do Conde podem ser contemplados na cidade de Vila do Conde durante as comemorações do Dia de Corpo de Deus, numa iniciativa levada a cabo pelos populares, que se juntam nas suas comunidades para executar um trabalho que se prolonga por três quilómetros, usando toneladas de flores.
Neste festival em Itália, organizado pela Comuna de Pietra Ligure e pela Associação Circolo Giovani Ranzi, cujo objetivo é dar conhecer esta manifestação de arte efémera de vários pontos da Europa, Vila do Conde vai mostrar que é uma das mais antigas localidades de Portugal a executar tapetes em flores naturais.