Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim no plano da Área Metropolitana do Porto para controlo de gaivotas

21 Maio 2019
Vila do Conde e Póvoa de Varzim no plano da Área Metropolitana do Porto para controlo de gaivotas
Local
0

As cidades costeiras que integram a Área Metropolitana do Porto vão avançar com um plano para controlo das gaivotas, um projeto que inclui medidas junto de aterros sanitários, bem como a destruição de ovos, descreveu o presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.
“As gaivotas já são um problema de saúde pública e este plano já tem um caráter urgente porque em causa também está a segurança pública. A proliferação das gaivotas está a atingir proporções enormes. Temos de intervir rapidamente. E neste momento admito que só as cidades de primeira linha avancem, mas mais cedo ou mais tarde as outras também vão aderir”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues.
O líder da Área Metropolitana do Porto, que é também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia e falava aos jornalistas após uma sessão camarária na qual este tema foi abordado, descreveu que o plano inclui parcerias com aterros sanitários, nomeadamente com a LIPOR e a SULDOURO, bem como destruição de ninhos.
“O plano não inclui nenhuma estratégia de envenenamento. O espaço público está salvaguardado. Esta é uma solução integrada. Não valia a pena fazer na Póvoa de Varzim e deixar Vila do Conde de fora ou envolver Gaia e não os municípios abaixo”, referiu o presidente da Área Metropolitana do Porto.
Já a proposta descreve que os primeiros aderentes a este plano são o Porto, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Espinho e Vila Nova de Gaia, tendo Eduardo Vítor Rodrigues revelado que Santo Tirso também já estabeleceu o compromisso de aderir ao projeto.
O pré-estudo sobre este tema já foi entregue à Área Metropolitana do Porto e agora os municípios vão contratar o estudo final e definir a abordagem no terreno.
Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que este plano deve ser apresentado no Conselho Metropolitano do Porto de junho.