Última hora

Saiba o que muda na forma de votar e onde o pode fazer nas próximas Eleições Europeias

23 Maio 2019
Saiba o que muda na forma de votar e onde o pode fazer nas próximas Eleições Europeias
Política
0

Para votar nas próximas Eleições Europeias do próximo domingo, 26 de maio, há um conjunto de mudanças à lei eleitoral a ter em conta, desde a abolição do número de eleitor, ao facto de a partir de agora todas as mesas de voto disponibilizarem matrizes de voto em Braille.
Nas próximas Eleições Europeias, pela primeira vez, não vai ser usado o cartão de eleitor. O que conta é o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade. Mas isso não quer dizer que vá acabar por votar em outra freguesia. As mudanças vão ser muito pontuais. Ainda assim, o Ministério da Administração Interna aconselha prudência e informação antes da ida às urnas.
Com a eliminação do cartão de eleitor, os cadernos eleitorais passam a estar organizados por ordem alfabética dentro de cada freguesia. O que quer dizer que os cidadãos votam, em princípio e se não houver erros ou falhas, na freguesia onde residem. O conceito é o mesmo no caso de uniões de freguesia, mas podem existir, contudo, algumas exceções. Por exemplo, situações de uniões de freguesias com mesas de voto em apenas uma delas.
Para garantir que o eleitor sabe onde vai votar, o Ministério da Administração Interna tem vindo a apelar a todos os eleitores para se informarem previamente.
Os meios para se saber o local de voto já foram usados em outras eleições. Para saber o local onde vai votar, pode consultar os editais afixados nas Juntas de Freguesia ou nas Câmara Municipais. Pode também consultar essa informação através do site do Ministério da Administração Interna, bastando, para tal, indicar o número do cartão de cidadão e a data de nascimento ou descarregar a aplicação MAI Mobile. Pode enviar, ainda, um SMS gratuito para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade (espaço) data de nascimento (anomêsdia)”. Na resposta, gratuita, vai ficar a saber a freguesia, o edifício e o número da mesa de voto.
Depois, no domingo, basta apresentar-se na mesa de voto que lhe foi atribuída, indicar o seu nome e apresentar o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade. Caso não tenha consigo nenhum desses documentos, não desespere. Há soluções. Segundo a Comissão Nacional de Eleições, pode apresentar outro documento oficial com fotografia, atualizada, como a carta de condução ou o passaporte. Se não tiver nenhum documento assim, pode, ainda, ser identificado por dois eleitores ou por reconhecimento unânime dos membros da mesa de voto.