Última hora

Prémio Mobis distingue empresa Marjos de Vila do Conde no Terminal de Cruzeiros de Leixões

29 Maio 2019
Prémio Mobis distingue empresa Marjos de Vila do Conde no Terminal de Cruzeiros de Leixões
Economia
0

A XIII Gala do Prémio Mobis juntou cerca de 220 pessoas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, no passado sábado, dia 25 de maio. Empresas e marcas de mobiliário, arquitetura e design juntaram-se no concelho de Matosinhos para celebrar uma vez mais este setor, que tem vindo a dar cartas dentro e fora do país.
Empresas e pessoas individuais desfilaram perante diversas entidades, dando mostras do dinamismo e do empreendedorismo português, que faz desta fileira uma das que tem apresentado um maior número de resultados positivos no campo das exportações.
A Gala do Prémio Mobis contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, do Presidente da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Vítor Poças e do Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, Nuno Mangas.
No que diz respeito ao concelho de Vila do Conde, a Marjos foi a vencedora na categoria de Fornecedores à Indústria – Máquinas e Equipamentos.
A Marjos presta serviços na área de aconselhamento técnico, financiamento, assistência técnica, formação e oferta de equipamentos tecnologicamente evoluídos, sendo responsável pela maioria dos projetos efetuados no setor das madeiras. O evento “Open Days” da Marjos foi distinguido pela imprensa especializada do setor das madeiras como o evento do ano 2018.
“Hoje produzimos bem, temos design de excelência, empresários muito empreendedores, foram criadas marcas de grande valor e vendemos para todo o mundo. Mas há, ainda, muito a fazer, principalmente na área da comunicação e todos devemos combater esta lacuna das empresas. Num mundo cada vez mais globalizado é imperativo que a comunicação esteja em primeiro lugar e há que mudar este paradigma”, destacou Emídio Brandão, Diretor do Prémio Mobis.
O setor do mobiliário em Portugal, que de momento reúne 55 mil postos de trabalho diretos, cada vez mais tem apostado na exportação e prevê-se que, em 2018, tenha atingido um novo recorde de exportações, na casa dos 2,5 mil milhões de euros, para um volume de negócios que deve ultrapassar os 3,5 mil milhões de euros e um saldo positivo na balança comercial na ordem dos 900 milhões de euros.
A indústria do mobiliário, que tem tido uma evolução positiva nos últimos anos, exporta cerca de 70% da sua produção e nos últimos nove anos as exportações do setor cresceram, em média, acima dos 100 milhões de euros por ano, tornando-se num dos setores de maior destaque da economia portuguesa ao nível das exportações.