Última hora

Porto Pride durante 12 horas acontece em setembro na Praça dos Poveiros no Porto

31 Maio 2019
Porto Pride durante 12 horas acontece em setembro na Praça dos Poveiros no Porto
Cultura
0

O Porto Pride é um evento dedicado ao público LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) que acontece a 14 de setembro, no Porto, e que promete 12 horas seguidas de workshops, debates e música, disse a organização.
O Porto Pride está marcado para começar as 13 horas do dia 14 de setembro, na Praça dos Poveiros, na Baixa do Porto, em parceria com a empresa municipal Porto Lazer, avançou Leonor Freitas, responsável pela produção do evento, iniciativa da responsabilidade da Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBT de Portugal.
Segundo Leonor Freitas, a ideia é juntar na Praça dos Poveiros organizações não-governamentais (ONG), instituições e outras associações LGBTI de Portugal e realizar várias atividades, designadamente workshops, atividades para crianças e para pessoas mais seniores, “que são normalmente as mais esquecidas na comunidade LGBT”, e concertos, principalmente com músicos da região.
O Porto Pride acontece uma semana antes do fim da votação para decidir onde vai decorrer o EuroPride 2022 e ao qual Portugal se candidata com as cidades do Porto e de Lisboa, explicou Leonor Rodrigues.
“O EuroPride é o maior evento LGBT da Europa”, adiantou o diretor da associação Variações, Diogo Viera da Silva, recordando que o EuroPride de Madrid, em 2017, recebeu “três milhões de pessoas”.
“A candidatura de Portugal é inovadora no sentido em que pela primeira vez não é uma cidade que se candidata, mas sim um país. E, neste momento, contamos com o apoio do Governo português, da Secretaria de Estado do Turismo, da Secretaria de Estado da Igualdade, do Turismo de Portugal e da Comissão para a Igualdade de Género”, recordou Diogo Viera da Silva.
Depois do Porto Pride e do Arraial Pride, em Lisboa, no dia 22 de junho, a 21 de setembro será conhecida a candidatura vencedora ao EuroPride 2022.