Última hora

CO2 evitado com operação de trotinetes vale bens e serviços sustentáveis em Matosinhos

29 Maio 2019
CO2 evitado com operação de trotinetes vale bens e serviços sustentáveis em Matosinhos
Tecnologia
0

Pela primeira vez, o cidadão pode vir a ser diretamente recompensado por optar, no seu dia-a-dia, por soluções de mobilidade amigas do ambiente, evitando emissões de dióxido de carbono. Depois de um período-piloto, limitado a uma população de cinquenta utilizadores, a integração das trotinetes da empresa Flash na plataforma AYR desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) foi publicamente apresentada, esta segunda feira, em parceria com a autarquia de Matosinhos e representa o início das operações em ambiente real de cidade.
“Pela primeira vez no mundo vai ser possível quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável, nomeadamente as trotinetes elétricas”, explica Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
“O início das operações da Flash na cidade de Matosinhos vai ser marcado pela integração do serviço de trotinetes na plataforma AYR, do CEiiA, num caso pioneiro para a micro-mobilidade ativa a nível global que muito nos orgulha”, sublinha José Pedro Rodrigues, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos.
A plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, visa quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas na mobilidade urbana, recompensando os utilizadores pela adoção de comportamentos sustentáveis. Baseando-se em tecnologia Blockchain, permite criar um mercado local de emissões evitadas onde os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis.
“A integração na plataforma AYR é mais um ponto diferenciador da Flash. Através desta quantificação das emissões de dióxido de carbono evitadas, os utilizadores terão facilmente noção do impacto ambiental positivo gerado sempre que escolherem as trotinetes elétricas da Flash. Com o início da atividade em Matosinhos, damos mais um grande passo para servir os habitantes do Grande Porto, facilitando a deslocação das pessoas em toda a região, servindo como um complemento aos transportes públicos”, avança Felix Petersen, responsável da Flash.
Os utilizadores beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem, que só a empresa oferece, mediante o estacionamento nos pontos de partilha definidos. A Flash é, também, atualmente a única operadora de trotinetes elétricas a mostrar na sua APP os pontos de estacionamento, promovendo, assim, a correta ocupação do espaço público.
“O CEiiA, referência internacional na monitorização da mobilidade de baixo carbono, lança agora um projeto pioneiro para a descarbonização das cidades centrado no cidadão, um contributo estratégico para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, sustenta Catarina Selada, responsável pela área da Cidades do CEiiA – Colab Smart & Sustainable Living.