Última hora

Cinema de Carlos Conceição em retrospetiva no Festival de Cinema Curtas Vila do Conde

28 Maio 2019
Cinema de Carlos Conceição em retrospetiva no Festival de Cinema Curtas Vila do Conde
Cultura
0

O realizador Carlos Conceição vai ter alguns filmes em retrospectiva, em julho, no festival Curtas Vila do Conde, entre os quais a longa-metragem “Serpentário”.
“Apontado como um dos mais interessantes jovens realizadores europeus, Carlos Conceição explora nos seus filmes um estilo elegante, romântico, barroco e subversivo”, afirma o Curtas Vila do Conde em comunicado.
A par do cineasta norte-americano Todd Solondz, Carlos Conceição vai ser “o realizador em foco” no festival, com a exibição de três curtas e da primeira longa-metragem, que se vai estrear para o público português depois de ter integrado, em fevereiro, o festival de Berlim.
Na altura, Carlos Conceição explicou que “Serpentário” conta a viagem de “um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe”, um trabalho que volta a ter muito de autobiográfico.
“Trabalho sempre a partir de um ponto de vista pessoal sendo que o grau de metáfora vai mudando. A maioria das vezes estou a falar de uma determinada emoção ou sentimento, mas o filme é sobre uma coisa completamente diferente”, contou Carlos Conceição.
Carlos Conceição nasceu e viveu em Angola até aos 21 anos de idade. É no Lubango que a mãe continua a residir e para onde ele viaja, pelo menos, uma vez por ano. Tem uma relação “muito íntima e direta” com o país, salientou.
Além de “Serpentário”, o Curtas Vila do Conde vai exibir, ainda, as curtas “Coelho mau”, “O inferno” e uma versão inédita e remontada de “Versailles”.
Carlos Conceição, que está a finalizar a longa-metragem “Adeus King Kong”, novamente com o ator João Arrais, vai ter, ainda, carta branca do festival para escolher filmes “que dialogam com o seu percurso e a sua obra”.
Entre as escolhas de Carlos Conceição estão “Thorvaldsen” (1949), de Carl Dreyer, “Andy Warhol Eating a Hamburger” (1982), de Jorgen Leth, e “Cat Listening To Music” (1990), de Chris Marker.
O realizador vai estar no festival para apresentar os filmes e participar numa conversa com João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues.
O 27.º Curtas Vila do Conde vai decorrer entre 6 e 14 de julho.