Última hora

Carlos Carvalhal já foi apresentado e pretende que Rio Ave “possa animar o campeonato”

28 Maio 2019
Carlos Carvalhal já foi apresentado e pretende que Rio Ave “possa animar o campeonato”
Desporto
0

Carlos Carvalhal, novo treinador do Rio Ave, da I Liga Portuguesa de Futebol, espera que a sua equipa “possa animar o campeonato”, embora não trace objetivos concretos em termos classificativos.
“Não prometo nada a não ser trabalho e ambição. O que desejo é que os adeptos e jogadores desfrutem. Não vamos definir uma meta concreta, pensaremos no curto prazo, mas com o objetivo de vencer todos os jogos”, disse o novo treinador do Rio Ave.
Carlos Carvalhal, de 53 anos, que nas últimas nove épocas trabalhou em Inglaterra, Turquia e nos Emirados Árabes Unidos, confessou que teve convites para regressar ao futebol inglês, mas que nenhum deles o entusiasmou.
“Só um projeto forte me levaria a continuar em Inglaterra. Mas independentemente do dinheiro ou do estatuto do clube, o importante para mim era sentir a vontade de me terem, e isso aconteceu com o Rio Ave. O presidente foi muito convincente e tomei a decisão na primeira conversa”, partilhou Carlos Carvalhal.
Carlos Carvalhal falou no Rio Ave como um clube “estável, organizado e que nos últimos anos têm praticado um bom futebol”, traçando como uma das metas do seu trabalho “manter essa fasquia e potenciar jogadores”.
“Se há coisa que eu, e a minha equipa técnica, temos feito, nomeadamente na experiência em Inglaterra, é, mesmo não sendo favoritos, batermos o pé a equipas com mais potencial. É essa matriz que queremos continuar a ter no Rio Ave”, vincou Carlos Carvalhal.
A última experiência do treinador no futebol português aconteceu na época 2009/10, ao serviço do Sporting, que levou até ao quarto lugar final do campeonato.
Carlos Carvalhal considerou que é, agora, um treinador mais maduro.
“Passados estes anos, sinto que sou melhor treinador, mais experiente, mas continuo sempre a aprender. Houve um ministro que disse que era importante que a mão de obra qualificada regressasse a Portugal, creio que estou dentro desse registo”, disse, em tom bem-disposto, Carlos Carvalhal.
No seu currículo internacional, além da experiência das últimas quatro épocas em Inglaterra, ao serviço do Swansea e do Sheffield Wednesday, Carlos Carvalhal conta, ainda, com passagens pelos turcos do Istanbul BB e do Besiktas, pelo futebol grego, onde orientou o Asteras Tripoli, e pelos Emirados Árabes Unidos, onde foi coordenador técnico do Al Ahli.
Em Portugal, o treinador, natural da cidade Braga, orientou o Sporting, Sporting de Braga, Marítimo, Belenenses, Beira-Mar, Desportivo das Aves, Vizela, Freamunde e Sporting de Espinho.
Como título mais relevante, Carlos Carvalhal conquistou em 2007/08 a Taça de Liga, então serviço do Vitória de Setúbal.
Nesta nova etapa da sua a carreira, o treinador assinou por uma temporada com o Rio Ave, e começou já esta terça feira a preparar, no estádio dos Arcos, a nova temporada.