Última hora

Autarcas socialistas de Santo Tirso e Barcelos e Presidente do IPO do Porto detidos pela PJ

29 Maio 2019
Autarcas socialistas de Santo Tirso e Barcelos e Presidente do IPO do Porto detidos pela PJ
Política
0

Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso, e a mulher foram detidos, bem como o autarca de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes, no âmbito da Operação Teia, por suspeita de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto, para combate à corrupção, ao tráfico de influências e participação económica em negócio de contratação pública.
Numa operação que durava há mais de dois anos, foi também detida a empresária Manuela Couto, mulher de Joaquim Couto e assessora de imprensa do Instituto Português de Oncologia do Porto. Manuela Couto é igualmente arguida na Operação Éter, que também investiga a alegada viciação de procedimentos de contratação pública que conduziu à indiciação de cinco arguidos, entre eles, Melchior Moreira, antigo líder do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“A investigação, centrada nas autarquias de Santo Tirso, Barcelos e Instituto Português de Oncologia do Porto, apurou a existência de um esquema generalizado, mediante a actuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste directo, com o objectivo de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular”, informa a Polícia Judiciária em comunicado.
A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária explica que a detenção está relacionada com “negócio no âmbito de contratação pública” e resulta de “inquérito titulado pelo Ministério Público — Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto”.
A Polícia Judiciária suspeita da “prática reiterada de viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e colectivas, proporcionando vantagens patrimoniais”.