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Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai ter plano trianual de dragagens

4 Abril 2019
Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai ter plano trianual de dragagens
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A Ministra do Mar anunciou que vai ser feito um estudo para a implementação de um plano de dragagens aprofundado no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Ana Paula Vitorino, que esteve no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, no lançamento da construção dos novos armazéns de aprestos deste equipamento portuário, que serve as comunidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, reconheceu que o problema do assoreamento no local “é dramático”.
“Está ser preparado um procedimento para realizarmos um estudo de fundo, topográfico e hidrográfico, para se saber, exatamente qual o panorama de toda área de influência das marés neste local”, afirmou a Ana Paula Vitorino.
Com este estudo, a Ministra do Mar, acredita que “em vez de se fazer procedimentos anuais com dragagens, será possível executar um procedimento que sirva para três anos, fazendo face a todos os problemas operacionais do porto”.
“É importante que as pessoas [que utilizam o porto de pesca] encarem o seu futuro de forma mais consistente”, acrescentou Ana Paula Vitorino.
Mas, para resolver, no imediato, o problema do assoreamento neste equipamento portuário, que não só cria dificuldades à navegabilidade com também à segurança dos pescadores, Ana Paula Vitorino prometeu uma intervenção já nos próximos meses.
“Já lançámos um concurso para uma nova dragagem para este porto de pesca, com um valor base 650 mil euros, em que serão retirados 110 mil metros cúbicos [de areias], e que vai resolver os problemas para este ano”, anunciou a Ministra do Mar.
O porto de pesca da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que acolhe uma das maiores comunidades piscatória do país, tem vindo, nos últimos anos, a ser condicionado por sucessivos problemas de assoreamento [acumulação de inertes no fundo do mar], que limitam a operacionalidade do equipamento, criam dificuldades à navegabilidade e obrigam a dragagens sucessivas.