Última hora

Matosinhos inaugura primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal

4 Abril 2019
Matosinhos inaugura primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal
Tecnologia
0

A Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Matosinhos vai ser uma área de teste soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G que vai ter como o primeiro projeto piloto o WeShare by AYR. A iniciativa que vai ser testada pelos colaboradores da CEiiA visa a adoção de opções de mobilidade sustentáveis que reduzam as emissões de CO2.
O conceito de valorização de emissões evitadas está integrado na agenda de investigação e inovação do Laboratório Colaborativo Smart & Sustainable Living, título atribuído ao CEiiA pela FCT/ANI em 2018, da qual a NOS é parceira. A apresentação do projeto aconteceu nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contou com as presenças de Jorge Graça, administrador executivo da Nos, José Rui Felizardo, CEO da CEiiA, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e de José Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.
“A Nos acredita que o 5G vai ser catalisador na transformação da indústria em Portugal e da vida dos portugueses pelo que está empenhada em estar na liderança dos testes, e depois na implementação, das soluções que irão revelar as reais potenciais desta nova tecnologia. Com este propósito junta-se agora ao CEiiA e à Câmara Municipal de Matosinhos, neste projecto que é um primeiro passo nesse longo caminho”, afirmou Jorge Graça.
José Rui Felizardo revelou que “a ZLT permitirá testar e validar o conceito AYR associado à quantificação, valorização e transação de créditos sobre emissões evitadas de CO2. Este projecto permitirá também à ‘telecom’ testar aplicação da tecnologia 5G neste ambiente de negocio”.
As medidas da Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Matosinhos está integrada no plano Startup Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.