Última hora

Festival Soam as Guitarras já arrancou em Oeiras e Évora e também passa pela Póvoa de Varzim

5 Abril 2019
Festival Soam as Guitarras já arrancou em Oeiras e Évora e também passa pela Póvoa de Varzim
Cultura
0

A 3.ª edição do festival Soam as Guitarras, que inclui 18 espetáculos de 14 artistas em três cidades portuguesas, arranca ontem, em simultâneo, em Oeiras e em Évora, com concertos de Aline Frazão e David Fonseca, respetivamente.
No Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, Aline Frazão estreou um espetáculo inédito com Pedro Jóia, e, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, David Fonseca apresentou pela primeira vez “Radio Gemini Closer”, “um espetáculo intimista que cruza o cinema e imagens com a sua música, dando continuidade à promoção do álbum ‘Radio Gemini’ (2018)”.
O programa do festival, que se estende até 13 de abril, inclui, de acordo com a organização, “18 espetáculos de 14 artistas que estreiam novos formatos, promovem encontros únicos ou atuam em nome próprio, celebrando a arte da guitarra”.
Manel Cruz apresenta, a 11 de abril, no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, o novo álbum, “Vida Nova”, a ser editado na sexta feira, que também leva, a 12 de abril, ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Oeiras.
Luísa Sobral atua em duo com Manuel Rocha, sexta feira no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Royal Bermuda mostram o trabalho de estreia, “Paraíso Cafajeste”, sábado, na Igreja de São João Evangelista, em Évora, e o brasileiro Rubel apresenta o seu mais recente trabalho, “Casas”, num formato intimista na sexta feira, também na Igreja de São João Evangelista.
Além do espetáculo inédito de Aline Frazão com Pedro Jóia, a programação inclui atuações de The Legendary Tigerman com Calcutá, sábado no Teatro Garcia de Resende, em Évora, 11 de abril no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Oeiras, e 12 de abril no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, e de Marta Pereira da Costa com Tiago Bettencourt, sexta feira no Teatro Garcia de Resende e 13 de abril no Cine-Teatro Garrett.
“Em nome próprio apresentam-se três virtuosos na arte da guitarra Ângelo Freire traz a sua voz e guitarra portuguesa, acompanhado por viola e baixo, para um concerto único [13 de abril no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras], Pedro Caldeira Cabral apresenta ‘Cítara Portuguesa’ [domingo na Igreja do Convento da Cartuxa, em Oeiras], e Ricardo Rocha atua também a solo, com a sua singular abordagem à guitarra portuguesa [domingo na Igreja de São João Evangelista (Palácio Cadaval), em Évora, e 14 de abril na Igreja do Convento da Cartuxa]”, salienta a organização.