Última hora

Facebook quer pôr fim a notificações sobre amigos que já faleceram

10 Abril 2019
Facebook quer pôr fim a notificações sobre amigos que já faleceram
Tecnologia
0

Se alguma vez recebeu uma notificação do Facebook para desejar um feliz aniversário a um amigo que já faleceu, não é caso único. A falha é recorrente e deve-se ao facto de estas sugestões serem enviadas através de algoritmos que não têm em conta se um amigo já não está entre nós. Porém, o Facebook anunciou nesta quarta feira que vai recorrer à inteligência artificial para tentar travar estas notificações.
“As pessoas recorrem ao Facebook para encontrar uma comunidade [de apoio] durante os altos e baixos da vida. Sabemos que a perda de um amigo ou familiar pode ser devastadora – e queremos que o Facebook seja um lugar onde as pessoas se podem apoiar umas às outras ao mesmo tempo que honram a memória dos seus entes queridos”, começa por escrever Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, num artigo publicado esta terça feira no blogue oficial da empresa.
A medida faz parte de um conjunto de soluções anunciadas pelo Facebook para gerir melhor a questão da morte de utilizadores e “minimizar as experiências que possam ser dolorosas” para os seus entes queridos. Além de se comprometer a aperfeiçoar os serviços de inteligência artificial para impedir que o perfil de um amigo morto apareça em notificações do Facebook, a rede social explica que vai ser criada uma nova secção de “tributo” nas contas de homenagem e que vão ser implementadas mais ferramentas para que os gestores destas páginas possam ter um maior controlo.
Apesar de ser possível converter o perfil de um usuário que morreu numa página de homenagem, a rede social explica que este “pode parecer um grande passo que nem toda a gente está imediatamente pronta para tomar”. “É por isso que é tão importante que os entes próximos da pessoa que morreu possam decidir quando tomar esse passo”, acrescenta Sheryl Sandberg.
Caso a conta ainda não tenha sido transformada num memorial, “utilizaremos a inteligência artificial para evitar que esse perfil apareça em ocasiões que possam causar desconforto, como recomendar que a pessoa seja convidada para eventos ou que seja enviada uma notificação de aniversário para os seus amigos”, explicou Sheryl Sandberg, acrescentando que a rede social está a reunir esforços para “se tornar melhor e mais rápida” neste aspeto.