Última hora

Contas da Câmara da Póvoa de Varzim com poupança corrente de 9 Milhões de Euros

18 Abril 2019
Contas da Câmara da Póvoa de Varzim com poupança corrente de 9 Milhões de Euros
Política
0

O executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aprovou, por unanimidade, o Relatório e Contas relativo a 2018, que contempla uma poupança corrente de 9 milhões de euros.
O documento, que espelha, também, uma realização orçamental de 52,6 milhões de euros, mereceu os votos positivos da maioria do PSD, que governa autarquia poveira, mas, também, dos vereadores da oposição, eleitos pelas listas do PS.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, mostrou-se “satisfeito com os números atingidos na realização orçamental, na poupança corrente e na redução significativa da despesa”, sublinhando, também, os 12,6 milhões de euros de investimentos em obras por todo o concelho.
“Houve critério na distribuição das verbas, incluindo as freguesias. No desporto investimos 1,2 milhões de euros, na ação social 900 mil euros e na cultura quase 700 mil euros. Além disso, a dívida total baixou 14%, a capacidade de endividamento é agora de 42 milhões e o prazo médio de pagamento a fornecedores é de 13 dias”, elencou Aires Pereira.
Os vereadores da oposição do PS consideraram que este Relatório e Contas “não tem novidades em relação ao de 2017”, mas não levantaram questões formais que impedissem a aprovação do documento.
“A nossa apreciação é positiva, tem havido cuidado em manter as contas equilibradas. As receitas são boas, a despesa está controlada e o passivo baixou”, reconheceu o vereador socialista José Milhazes.
Ainda assim, o elemento da oposição expressou a sua “preocupação sobre a atratividade do novos investimentos para o concelho e a falta de oferta de empregos qualificados”.
Aires Pereira garantiu que autarquia está “em constante trabalho para atrair empresas e manter a taxa de desemprego num dos níveis mais baixos do distrito do Porto”, deixando também a garantia que “até ao final do mandato não haverá mexidas nos impostos municipais”.
Depois de aprovação por unanimidade na Câmara Municipal, o Relatório e Contas vai ser sujeito a apreciação da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, a 29 de abril.