Última hora

APROLEP diz que solução da crise no setor do leite só é possível com uma união estratégica

12 Abril 2019
APROLEP diz que solução da crise no setor do leite só é possível com uma união estratégica
País
0

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) defendeu que a solução da crise no setor só é possível com a união estratégica da produção, indústria e distribuição.
“A APROLEP considera que esta crise profunda e persistente só poderá ser ultrapassada se todo o setor leiteiro, produção, indústria e distribuição, for capaz de se unir para definir uma estratégia conjunta para o futuro sustentável da produção de leite em Portugal”, refere um comunicado, emitido após uma reunião que a associação teve com o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.
A reunião surgiu após o anúncio da descida de mais um cêntimo por litro de leite pelas principais cooperativas e outros compradores, situação que preocupou os produtores.
Para a APROLEP, essa estratégia deve passar “pela transformação, valorização do leite, aproveitamento das oportunidades de exportação e partilha do valor com o produtor, através de um preço justo”, e deve contar “com o empenho do Governo e de todas as forças políticas para atingir estes objetivos”.
“Nos últimos 10 anos, o preço médio do leite em Portugal esteve quase sempre abaixo da média comunitária”, refere a associação, acrescentando que os produtores portugueses sofreram um “prejuízo de 421 milhões de euros” comparativamente à média europeia.
O texto manifesta ainda preocupação com “a persistência dos ataques ao leite enquanto alimento, sem base científica, mas com um ativismo permanente na comunicação social e redes sociais que influenciam os cidadãos menos informados”.
Na quarta feira, os deputados do Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro defenderam que, no contexto do Portugal 2030, é necessário desenvolver um conceito de “pagamento justo” à produção, indexando-o aos sistemas de financiamento à indústria e à distribuição.
Esta é uma das oito medidas inseridas na proposta de intervenção presente no relatório do Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro.
Em causa, está o facto de os produtores de leite portugueses terem recebido menos 421,5 milhões de euros do que a média dos países da União Europeia (UE), entre 2010 e 2018.
Por ano, os produtores portugueses receberam assim menos 61,5 milhões de euros do que a média dos restantes operadores da UE.
Na proposta do Grupo de Trabalho do Setor Leiteiro inclui-se ainda a coordenação de uma campanha de informação “que alerte para os benefícios do consumo do leite” e derivados, a clarificação da distinção entre o produto leite e outras bebidas, uma ação junto da distribuição, “assegurando uma correta informação ao consumidor, para os produtos lácteos”, bem como a promoção de mecanismos facilitadores da livre concorrência do longo de toda a cadeia de valor.