Última hora

Vilacondense Sílvia Nunes eleita melhor enfermeira do Reino Unido

13 Março 2019
Vilacondense Sílvia Nunes eleita melhor enfermeira do Reino Unido
Local
0

A enfermeira vilacondense Sílvia Nunes foi galardoada com o prémio britânico Great British Care Awards, na categoria de melhor enfermeira pela inovação, criatividade e atenção no trabalho, anunciaram este sábado, 9 de março, os organizadores.
“A Sílvia representa o melhor da enfermagem num ambiente de lar. Ela é inovadora, criativa, apaixonada e faz tudo pelos residentes, famílias e pela sua equipa. Ela dá às pessoas o valor e a dignidade que elas merecem. Esforça-se para promover a enfermagem de alta qualidade dentro da sua equipa e é um excelente exemplo”, disse a organização Care England.
Foi desta forma que a organização dos Great British Care Awards, um prémio promovido pela rede de cuidados independentes Care England, distinguiu no último sábado a enfermeira portuguesa Sílvia Nunes com o “The Good Nurse Award”.
Quando saiu de Portugal, em 2014, estava longe de imaginar que seria notícia, contou a enfermeira de 33 anos, natural de Vila do Conde. Aterrou em Inglaterra recém-licenciada, praticamente sem saber falar inglês e começou por trabalhar em limpezas, até conseguir trabalho como auxiliar numa rede de lares. A autorização para exercer enfermagem no Reino Unido chegou passados dez meses e no espaço de pouco mais de um ano chegou a gerente adjunta de um lar em Thetford, no distrito de Breckland, duas horas a nordeste de Londres.
Mas esta não foi a primeira vez que Sílvia subiu a um palco para receber um prémio dos Great British Care Awards. Em novembro de 2018, foi escolhida como “Melhor Enfermeira” da região Leste de Inglaterra pela mesma instituição.
Os prémios nacionais foram atribuídos numa cerimónia na passada sexta feira, 8 de março, com mais de um milhar de profissionais de enfermagem e cuidados de saúde em Birmingham, vencedores nas suas respectivas regiões.
Sílvia Nunes, de 33 anos e natural de Vila do Conde, chegou ao Reino Unido em 2014 para procurar trabalho na sua área, depois de não conseguir encontrar um trabalho como enfermeira em Portugal.
Apesar das dificuldades iniciais com a língua inglesa, ao fim de cerca de um ano foi promovida a directora clínica e, em setembro de 2016, a diretora adjunta do lar Ford Place, especializado em cuidados paliativos.
Agora, foi considerada a melhor enfermeira do Reino Unido.