Última hora

Todd Solondz é o cineasta convidado do Festival Internacional Curtas de Vila do Conde de 2019

26 Março 2019
Todd Solondz é o cineasta convidado do Festival Internacional Curtas de Vila do Conde de 2019
Cultura
0

O cineasta americano Todd Solondz é o realizador em foco do Festival Curtas da Vila do Conde de 2019, que vai decorrer entre os dias de 6 e 14 de julho, anunciou a organização do evento.
O realizador, considerado “uma das maiores referências do cinema independente norte-americano”, vai estar em Portugal para apresentar uma retrospetiva da sua filmografia, que vai “desde os filmes que contribuíram para a sua descoberta pela crítica nos anos 1990, como ‘Welcome To the Dollhouse’ e ‘Happiness’, passando pelas suas obras mais recentes, como ‘Dark Horse’ ou ‘Wiener Dog’”, comunicou a organização em nota de imprensa.
Todd Solondz vai estar, ainda, em Vila do Conde para uma sessão de encontro com o público do festival, a decorrer no dia 10 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
A sua vinda a Portugal vai passar também pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa onde vai participar na Escola de Verão e apresentar um dos seus filmes na cidade do Porto, no dia 5 de julho.
Todd Solondz é considerado “uma das maiores referências do cinema independente norte-americano” e vai estar em Portugal a 10 de julho para apresentar uma retrospetiva da sua filmografia.
Todd Solondz obteve aclamação da crítica com o seu segundo filme, ‘Welcome to the Dollhouse’ (1995), sobre a crueldade do ensino e a vida suburbana, com o qual ganhou prémios nos festivais de cinema de Sundance e Berlim.
Premiado também no Fantasporto, com ‘Happiness’, o cineasta já esteve por três vezes em concurso no Festival Internacional de Veneza, com os filmes ‘Palindromes’, ‘Life During Wartime’, que lhe valeu o prémio de melhor argumento, e ‘Dark Horse’.