Última hora

Porto vai ser palco de uma viagem gastronómica pelo mundo

28 Março 2019
Porto vai ser palco de uma viagem gastronómica pelo mundo
Cultura
0

O Porto vai ser palco de uma “viagem gastronómica pelo mundo”, designada Melting Gastronomy Summit, marcada para 14,15 e 16 de novembro e que pretende tirar partido da crescente notoriedade da cozinha portuguesa.
A organização, da Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI), refere que “durante 3 dias a Invicta vai ser palco de conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial”.
O encontro vai reunir chefes, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo, numa reflexão tendo como mote a ideia de multiculturalidade e de intercâmbio aplicada à cozinha.
“Há um olhar diferente sobre Portugal e o país ganhou legitimidade para fazer uma grande convocatória para um evento como este”, o presidente da AGAVI, o empresário António Souza-Cardoso.
O Melting Gastronomy Summit, que vai ter lugar na Alfândega do Porto, tem como objetivo ser “o primeiro grande encontro internacional de gastronomia em Portugal” e aproveitar “o momento único que o país está viver” tanto na gastronomia e nos vinhos, com a conquista de várias distinções de impacto internacional.
António Souza-Cardoso recordou que se comemoram este os 500 anos da viagem de circum-navegação capitaneada por Fernão de Magalhães, para “reforçar a ideia de um país capaz de se misturar com muitos outros e de por isso acolher um encontro de culturas”.
A organização, em parceria com a Academia Internacional de Gastronomia, diz que há entre os oradores convidados “o presidente da Slow Food International, Carlo Petrini, o presidente da Academia Internacional de Gastronomia, Rafael Ansón, e o guru mundial do pão artesanal, o norte-americano Chad Robertson”.
O evento inclui conversas abertas, projeção de filmes, apresentação de ideias, projetos e negócios, provas, almoços e jantares, showcookings, divulgação de livros e intervenções artísticas, entre muitas outras iniciativas e um dos painéis vai ser moderado pelo crítico e escritor Miguel Esteves Cardoso.