Última hora

Indaqua anuncia objetivo de reduzir água não faturada em 2019

22 Março 2019
Indaqua anuncia objetivo de reduzir água não faturada em 2019
País
0

O grupo Indaqua pretende reduzir as perdas de água da rede de forma a atingir um valor de Água Não Faturada (ANF) igual a 12,8% no final de 2019, anunciou a empresa no Dia Mundial da Água.
Este valor corresponde a uma redução de 1,5%, face aos 14,3% de 2018, valor abaixo da média nacional, que é superior a 30%.
“Se Portugal tivesse um nível de perdas de água idênticas à Indaqua, o país pouparia cerca de 157 milhões de m3, o suficiente para abastecer o país por mais de 3 meses”, afirma Enrique Castiblanques, CEO da Indaqua.
Segundo os dados do Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no mês de janeiro de 2019 choveu metade do habitual para a época e que metade de Portugal Continental atravessa um período de seca moderada pelo que a redução das perdas de água impõe-se como um objetivo de máxima preocupação para o futuro.
Para assinalar o Dia Mundial da Água, a Indaqua vai celebrar a data com a realização de um conjunto de ações de Educação Ambiental nos municípios onde está presente, que visam sensibilizar a população mais jovem sobre para a importância da adoção de comportamentos responsáveis e mais sustentáveis no dia a dia, nomeadamente na utilização da água.
O programa tem como objetivo chamar a atenção das crianças para a importância da água e da preservação dos recursos hídricos, aliando a vertente da diversão à didáctica.
A Indaqua é uma empresa portuguesa que atua dentro e fora de Portugal criada para atuar, essencialmente, no âmbito das concessões municipais e parcerias público-privadas (PPP’s). Desde 1994 participa em “todos os concursos públicos relevantes para atribuição de concessões municipais”, enfatiza fonte da empresa, que ganhou em 1996 o primeiro contrato no Município de Fafe. Para além de Fafe, a Indaqua tem a concessão do abastecimento de água em Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde, Matosinhos (onde se situa a sede da empresa), Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e uma parceria público-privada em São João da Madeira.
A Indaqua é detida pelo grupo Miya Water Portugal, empresa fundada pela empresária israelo-americana Shari Arison, que tem 100% da totalidade do capital da empresa.