Última hora

Conheça as principais alterações no funcionamento dos transportes na Área Metropolitana do Porto

22 Março 2019
Conheça as principais alterações no funcionamento dos transportes na Área Metropolitana do Porto
Economia
0

A Área Metropolitana de Porto tem, a partir de abril, um passe único válido para viagens dentro dos seus 17 concelhos, por um valor máximo de 40 euros.
As medidas previstas para a Área Metropolitana de Porto a partir de 1 de abril prevêem um passe único metropolitano e um passe municipal.
Esta iniciativa está inserida no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), que prevê que as Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP) e as 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) recebam um total de 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado.
A Área Metropolitana de Porto recebe a segunda maior fatia deste orçamento, no valor de 15,4 milhões de euros.
Mais passe andante metropolitano e passe andante municipal, mais validade, mais meios de transporte onde é válido e mais área geográfica são as principais alterações no sistema de transportes públicos na Área Metropolitana de Porto.
A partir de 1 de abril, o novo passe Andante Metropolitano custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na Área Metropolitana de Porto.
É também criado um passe municipal, válido para os 17 concelhos que integram a Área Metropolitana de Porto, com o custo de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas contíguas.
O cartão Andante continua a ser o mesmo e pode ser carregado a partir de hoje, embora seja apenas válido a partir de 1 de abril.
Os títulos podem ser adquiridos e carregados como habitualmente nas lojas Andante, pontos de venda Andante e Bilheteiras CP, mantendo-se em vigor as taxas de desconto dos tarifários sociais existentes, de 25%, 50% e 60%, agora aplicada sobre as novas tarifas.
Até três zonas, o Passe Social passa de 28,80 euros para 22,50 euros, o Passe Social+ passa de 19,20 euros para os 15 euros, e o de Reformado mantém-se nos 22,50 euros.
Com passe metropolitano, o Passe Social fixa-se nos 30 euros, com uma poupança de 8,40 euros, o Passe Social + passa dos 28,80 euros para 20 euros e o de Reformado para 30 euros.
Os estudantes do Ensino Superior que beneficiam de Ação Social Direta migram também para o regime do Passe Único. Um estudante bolseiro com Z2 ou Z3 passa a pagar 12 euros e um estudante com mais de três zonas passa a pagar 16 euros pela assinatura mensal.
O novo tarifário, que é válido por um mês, prevê ainda a introdução de mais dois títulos: o passe sub12, cuja entrada em vigor foi adiada para 1 de setembro, por altura do início do novo ano letivo, e o passe família sobre o qual a Área Metropolitana de Porto não se compromete com uma data para o seu arranque.
O passe único é válido em todos os meios de transporte públicos na Área Metropolitana do Porto, desde que já integrados no Sistema Intermodal Andante, como STCP ou a CP.
O passe vai ser válido nos 17 concelhos da Área Metropolitana de Porto, integrada pelos municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.