Última hora

CCO de Vila do Conde atribui Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves pelo 8.º ano consecutivo

29 Março 2019
CCO de Vila do Conde atribui Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves pelo 8.º ano consecutivo
Cultura
0

O prazo de entrega dos trabalhos concorrentes à 8.ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, promovido pelo Circulo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde, termina no próximo dia 8 de abril.
O Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, instituído pelo Círculo Católico de Operários, tem como objetivo desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde. As escolas e agrupamentos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário são convidados a participarem nesta iniciativa, apresentando trabalhos inéditos no âmbito do conto, novela, teatro e história local.
Os vencedores vão ser anunciados em junho, mês do nascimento do escritor Joaquim Pacheco Neves, numa sessão onde vai ser também lançado o livro com os contos vencedores do ano passado.
O prémio distingue três trabalhos de entre todos os apresentados: um referente a alunos do 2.º ciclo, outro a alunos do 3.º ciclo e um outro a alunos do ensino secundário. O valor pecuniário de cada um dos três trabalhos vencedores é de 250,00 €, a que se juntam um diploma de participação e um conjunto de livros da autoria de Joaquim Pacheco Neves.
Os alunos podem obter mais informações sobre este Prémio Literário junto da Biblioteca da sua escola, ou consultando o regulamento do concurso no site do CCO.
Do Júri do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves fazem parte Joaquim Amorim Costa, Albina Maia e Fernando Nabais, que permitem ao Círculo Católico de Operários dar continuidade a esta iniciativa em prol da língua portuguesa.
Joaquim Pacheco Neves foi médico de profissão e o seu particular gosto pela leitura motivou-lhe a escrita. É sócio honorário do Círculo Católico de Operários e durante a sua vida dedicou muito do seu tempo ao CCO e às suas causas. Na sala Joaquim Pacheco Neves, aberta ao público, podem ser vistas demonstrações da sua ligação à associação, prémios literários com que foi distinguido e várias referências às suas vivências.
A cerimónia de entrega do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde em junho conta, ainda, com a participação da Banda do CCO, baCCO Band, e do grupo de teatro taCCO.